O trabalho de coordenação pedagógica em instituições públicas de Educação Infantil

Autores

  • Laeda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Elaine Lopes França Universidade Federal de Pernambuco - UFPE https://orcid.org/0000-0002-3265-1815

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i3.5859

Resumo

Este artigo procura caracterizar a atuação da coordenação pedagógica em instituições de  educação infantil, enfatizando seu papel junto à equipe gestora, professores, alunos e famílias dessas instituições. Tratamos conceitualmente coordenação pedagógica, seus aspectos legais e produção cientifica sobre o tema. Desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa, delineada como estudo de campo, com oito coordenadoras que atuam em instituições municipais de educação infantil, situadas no Recife-PE. Os resultados sugerem uma relação de mediação e parceria entre coordenação pedagógica, equipe gestora, docentes, crianças e famílias. No âmbito da coordenação pedagógica detectamos dificuldades para a atuação dessas profissionais em processos de formação continuada de professores dessas instituições.

 

Referências

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Publicado

2023-03-23

Como Citar

BEZERRA MACHADO, L.; FRANÇA, E. L. O trabalho de coordenação pedagógica em instituições públicas de Educação Infantil. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 15, n. 3, p. 171–179, 2023. DOI: 10.18554/rt.v15i3.5859. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5859. Acesso em: 18 abr. 2024.