A Educação de Jovens e Adultos e os Direitos Humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i1.5865

Resumo

O presente artigo discute a importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no resgate da humanidade de setores vulneráveis da sociedade a partir de um aporte teórico sobre Direitos Humanos, educação libertadora e documentos produzidos em âmbitos nacional e internacional sobre a EJA. Para tal intento, o texto divide-se em cinco partes: uma introdução, na qual se apresenta a problemática; na segunda seção, apresenta-se um quadro de exclusão escolar em contradição com o direito à educação formal; na terceira seção, relacionam-se Direitos Humanos à educação libertadora; na quarta seção, problematiza-se a visão do Estado e de setores da sociedade sobre para quem devem ser dirigidos os Direitos Humanos; e, na quinta seção, pontua-se a atuação da EJA em alguns setores vulneráveis da sociedade. Nas considerações finais, pondera-se que a diversidade não pode continuar sendo transformada em desigualdade, e para isso se fazem urgentes políticas públicas para assegurar os direitos fundamentais.

Biografia do Autor

Maria Socorro G. Torquato, Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT)

 

Graduação em Ciências Sociais e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1990), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em educação pela mesma universidade (2015).  Atualmente professora  substituta do Departamento de Ciências Humanas e  Educação  da  Universidade Federal de São Carlos Faculdade, campus Sorocaba.  Autora dos livros: “Ideias educacionais de docentes em escolas estaduais paulistas” e “O ensino médio público e seus educandos: a construção da experiência”.

 

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Publicado

2022-03-09

Como Citar

TORQUATO, M. S. G. A Educação de Jovens e Adultos e os Direitos Humanos. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 15, n. 1, p. 17–30, 2022. DOI: 10.18554/rt.v15i1.5865. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5865. Acesso em: 22 dez. 2024.