A formação de professores no contexto da sociedade neoliberal

Autores

  • Lucas Mellini Faleiros Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i1.5872

Palavras-chave:

Educação, Neoliberalismo, Formação Docente

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, em que contextualizo a história da formação de professores com base em autores como Barreto (2015), Saviani (2005) e Tanuri (2000) e utilizo o levantamento de produção científica publicada nos últimos 5 anos e disponível no Portal de Periódicos da CAPES, a fim de analisar a atual produção científica acerca da formação docente no contexto da sociedade neoliberal. Como resultados, pude constatar a unânime crítica contra as políticas neoliberais na educação, responsáveis por fenômenos como: aligeiramento, precarização e tecnificação da formação de professores, em defesa do capital e da reprodução das desigualdades sociais.

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Publicado

2022-04-19

Como Citar

MELLINI FALEIROS, L. A formação de professores no contexto da sociedade neoliberal. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 15, n. 1, p. 47–58, 2022. DOI: 10.18554/rt.v15i1.5872. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5872. Acesso em: 28 mar. 2024.