TEACHER TRAINING IN THE CONTEXT OF NEOLIBERAL SOCIETY

Authors

  • Lucas Mellini Faleiros Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i1.5872

Keywords:

Education, Neoliberalism, Teacher Training

Abstract

Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, em que contextualizo a história da formação de professores com base em autores como Barreto (2015), Saviani (2005) e Tanuri (2000) e utilizo o levantamento de produção científica publicada nos últimos 5 anos e disponível no Portal de Periódicos da CAPES, a fim de analisar a atual produção científica acerca da formação docente no contexto da sociedade neoliberal. Como resultados, pude constatar a unânime crítica contra as políticas neoliberais na educação, responsáveis por fenômenos como: aligeiramento, precarização e tecnificação da formação de professores, em defesa do capital e da reprodução das desigualdades sociais.

References

ARAUJO JUNIOR, Aloysio Marthins. Formação inicial de professores de geografia, aspectos estruturais para permanência e atuação na escola básica. Perspectiva: revista do centro de ciências da educação, Florianópolis, v. 36, n. 4, p. 1149-1168, 19 dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2018v36n4p1149. Acesso em: 12 out. 2021.

BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 20 n. 62 jul.-set. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/6dBCYcmPwf9BM447tNpYpgR/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 out. 2021.

COIMBRA, Leonardo José Pinho; SOUSA, Ana Paula Ribeiro de. A educação escolar e a formação humana em tempos de neoliberalismo: reflexões sobre a formação do professor. Revista Histedbr On-Line, Campinas, v. 17, n. 3, p. 861-885, set. 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645853. Acesso em: 12 out. 2021.

FELIPE, Eliana da Silva; CUNHA, Emmanuel Ribeiro; BRITO, Ana Rosa Peixoto de. O avanço do projeto neoliberal nas diretrizes para a formação de professores no Brasil. Práxis Educacional, [S.L.], v. 17, n. 46, p. 1-25, 1 jul. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8920. Acesso em: 12 out. 2021.

FLORENCIO, Lourdes Rafaella Santos; FIALHO, Lia Machado Fiuza; ALMEIDA, Nadja Rinelle Oliveira de. Política de formação de professores: a ingerência dos organismos internacionais no brasil a partir da década de 1990. Holos, [S.L.], v. 5, n. 33, p. 303-312, 14 nov. 2017. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/holos/article/view/5757. Acesso em: 12 out. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 73. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

RIBEIRO, Júlia Cecília de Oliveira Alves; NUNES, Cláudio Pinto. Formação de professores no contexto neoliberal. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 15, n. 4, p. 57-71, 2018. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2458. Acesso em: 18 out. 2021.

SAVIANI, Dermeval. História da formação docente no Brasil: três momentos decisivos. Revista Educação, Santa Maria, RS, v. 30, n. 2, jul./dez., p. 11-26, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3735. Acesso em: 12 out. 2021.

SLONSKI Gladis Teresinha; ROCHA, André Luis Franco; MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa. A racionalidade técnica na ação pedagógica do professor. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1162-1.pdf. Acesso em: 15 out. 2021.

TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação: Rio de Janeiro, n. 14, mai-ago., p. 61-89, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/HsQ3sYP3nM8mSGSqVy8zLgS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 out. 2021.

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 14, n. 41, p. 165-189, jul. 2014. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2317. Acesso em: 15 out. 2021.

Published

2022-04-19

How to Cite

MELLINI FALEIROS, L. TEACHER TRAINING IN THE CONTEXT OF NEOLIBERAL SOCIETY. JOURNAL TRIANGLE, Uberaba - MG, v. 15, n. 1, p. 47–58, 2022. DOI: 10.18554/rt.v15i1.5872. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5872. Acesso em: 22 dec. 2024.