Planejamento pedagógico e educação infantil

como o professor define o que ensinar para as crianças

Autores

  • Danielle Evangelista Secretaria de Estado de Educação

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i3.6134

Palavras-chave:

Educação infantil, Planejamento didático-pedagógico, Currículo

Resumo

Este artigo sintetiza elementos da pesquisa de pós-graduação lato-sensu desenvolvida em uma escola pública de educação infantil da Secretaria de Educação do Distrito Federal, situada na Região Administrativa de Santa Maria - Brasília/Distrito Federal.  A pesquisa focou assuntos referentes ao planejamento pedagógico numa abordagem qualitativa. A investigação teve o objetivo precípuo de refletir sobre quais são os critérios utilizados pelos professores para selecionar o que será ensinado nas salas de referência da Educação Infantil e identificar em que se baseiam estes critérios. Os procedimentos consonantes com os objetivos perquiridos incluíram observação dos momentos de elaboração dos planejamentos pedagógicos pelos docentes, entrevistas não-padronizadas com as professoras participantes e observações participativas em duas turmas da escola. As reflexões encaminhadas por José Gimeno Sacristán e Luciana Esmeralda Ostetto constituíram o referencial desta pesquisa. A partir de uma análise qualitativa dos dados obtidos por meio de categorias temáticas, constatou-se que, ao definir o que será ensinado para as crianças da educação infantil, os professores utilizam critérios baseados em datas comemorativas, nos espaços e ambientes utilizados na escola, em temas, nas áreas de conhecimento e respectivos conteúdos.

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Publicado

2023-03-23

Como Citar

EVANGELISTA, D. Planejamento pedagógico e educação infantil: como o professor define o que ensinar para as crianças. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 15, n. 3, p. 140–153, 2023. DOI: 10.18554/rt.v15i3.6134. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6134. Acesso em: 29 mar. 2024.