Planejamento pedagógico e educação infantil
como o professor define o que ensinar para as crianças
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v15i3.6134Palavras-chave:
Educação infantil, Planejamento didático-pedagógico, CurrículoResumo
Este artigo sintetiza elementos da pesquisa de pós-graduação lato-sensu desenvolvida em uma escola pública de educação infantil da Secretaria de Educação do Distrito Federal, situada na Região Administrativa de Santa Maria - Brasília/Distrito Federal. A pesquisa focou assuntos referentes ao planejamento pedagógico numa abordagem qualitativa. A investigação teve o objetivo precípuo de refletir sobre quais são os critérios utilizados pelos professores para selecionar o que será ensinado nas salas de referência da Educação Infantil e identificar em que se baseiam estes critérios. Os procedimentos consonantes com os objetivos perquiridos incluíram observação dos momentos de elaboração dos planejamentos pedagógicos pelos docentes, entrevistas não-padronizadas com as professoras participantes e observações participativas em duas turmas da escola. As reflexões encaminhadas por José Gimeno Sacristán e Luciana Esmeralda Ostetto constituíram o referencial desta pesquisa. A partir de uma análise qualitativa dos dados obtidos por meio de categorias temáticas, constatou-se que, ao definir o que será ensinado para as crianças da educação infantil, os professores utilizam critérios baseados em datas comemorativas, nos espaços e ambientes utilizados na escola, em temas, nas áreas de conhecimento e respectivos conteúdos.
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