O desenvolvimento profissional dos professores de matemática selecionados no programa OBMEP na escola

desafios e possibilidades

Autores

  • Roberta Costa Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Martha Maria Prata-Linhares Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i2.6258

Palavras-chave:

OBMEP, Matemática, Desenvolvimento profissional docente

Resumo

O objetivo deste estudo é levantar a produção intelectual da área da Educação relacionada ao Programa OBMEP na Escola e o desenvolvimento profissional docente em presente na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e nos anais das reuniões nacionais da Anped no período de 2015 a 2021. É um levantamento bibliográfico inicial com abordagem qualitativa.  Das 199 publicações extraídas da Anped, nenhuma delas tem como descritor o Programa OBMEP na Escola. Na BDTD encontramos uma dissertação. Os resultados indicam ausência e necessidade da promoção de estudos relacionados ao desenvolvimento profissional dos professores de Matemática e o Programa OBMEP na Escola.

Biografia do Autor

Roberta Costa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Professora da rede pública de educação básica. 

Martha Maria Prata-Linhares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Professora da Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFTM.  Lidera o grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Formação de Professores, Cultura Digital e Aprendizagem. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores.

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Publicado

2022-08-12

Como Citar

COSTA, R.; PRATA-LINHARES, M. M. O desenvolvimento profissional dos professores de matemática selecionados no programa OBMEP na escola: desafios e possibilidades. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 15, n. 2, p. 258–272, 2022. DOI: 10.18554/rt.v15i2.6258. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6258. Acesso em: 26 dez. 2024.