Criatividade humana e inteligências múltiplas na construção da cidadania global
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v15i2.6337Palavras-chave:
Aprendizagem, Criatividade, Inteligências múltiplasResumo
O presente trabalho traz um debate entre uma abordagem meramente conteudista no contexto da sala de aula e o desenvolvimento de uma aprendizagem criativa e cidadã. O tema traz à tona reflexões sobre uma educação que se torna no Brasil “servilizada” ao capital, olvidando-se de aspectos peculiares do processo cognitivo dos alunos. Trata-se de uma revisão de literatura que aborda temáticas como criatividade e inteligências múltiplas na sala de aula. Faz-se, assim, uma reflexão acerca sentido do que se ensina e como se ensina na escola.
Referências
ANTUNES, Celso. Como transformar as informações em conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2001.
ANTUNES, Celso. Como identificar em você e em seus alunos as inteligências múltiplas. Petrópolis: Vozes, 2001.
ANTUNES, Celso. O lado direito do cérebro e sua exploração e sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2001.
ANTUNES, Celso. Como desenvolver as competências em sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2001.
ANTUNES, Celso. A criatividade na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2003.
ANTUNES, Celso. Relações interpessoais e autoestima. Petrópolis: Vozes, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de Referência para o ENEM 2019. Brasília: INEP/MEC, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf. Acesso em: 5 set. 2021.
DE BONO, Edward. Criatividade levada a sério: como gerar ideias produtivas através do pensamento lateral. São Paulo: Pioneira, 1997.
GARDNER, Howard. Estruturas da Mente: a Teoria das Inteligências Múltiplas. [Tradução de Maria Adriano Veríssimo Veronese]. Porto Alegre: Artmed, 1995.
GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas. A Teoria na Prática. [Tradução de Maria Adriano Veríssimo Veronese]. Porto Alegre: Artmed, 1995.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
LEITE, Vânia Aparecida Marques. Dimensões da Não-Aprendizagem. Curtitiba: IESDE Brasil S.A., 2008.
GÓMEZ, A. M. S.; TERÁN, N. E. Dificuldades de Aprendizagem: Detecção e estratégias de ajuda. [S.l.]: Cultural, 2009.
MORAN, J. (Org). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre : Penso, 2018.
PALFREY E GASSER. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração dos nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.
RODARI, Gianni. Gramática da fantasia. [Tradução de Antonio Negrini; direção da coleção de Fanny Abramovich]. São Paulo: Summus, 1989.
RUSSO, Rita Margarida Toler. Neuropsicopedagogia clínica: introdução, conceitos, teoria e prática. Curitiba: Juruá, 2015.
SCIESZKA, Jon. A Verdadeira História dos Três Porquinhos!/por A. Lobo, tal como foi contada a Jon Scieszka; ilustrada por Lane Smith; tradução Pedro Maia. São Paulo: Cia das Letras, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Triângulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.