Criatividade humana e inteligências múltiplas na construção da cidadania global

Autores

  • Carlos Eduardo Stante Gomes Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Gabriela Cristina Basso Engler-Marques Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Martha Maria Prata-Linhares Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i2.6337

Palavras-chave:

Aprendizagem, Criatividade, Inteligências múltiplas

Resumo

O presente trabalho traz um debate entre uma abordagem meramente conteudista no contexto da sala de aula e o desenvolvimento de uma aprendizagem criativa e cidadã. O tema traz à tona reflexões sobre uma educação que se torna no Brasil “servilizada” ao capital, olvidando-se de aspectos peculiares do processo cognitivo dos alunos. Trata-se de uma revisão de literatura que aborda temáticas como criatividade e inteligências múltiplas na sala de aula. Faz-se, assim, uma reflexão acerca sentido do que se ensina e como se ensina na escola.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Stante Gomes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Doutorando em Educação (UFTM); Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Educação (UFTM); Pós-Graduado em Psicomotricidade e Ed. Física Escolar; Licenciado em Educação Física e Pedagogia; Docente na Faculdade Pestalozzi de Franca no curso de Pedagogia e Pós-graduação em Neuropsicopedagogia (FAPESF); Psicomotricista no Instituto de Terapia Ocupacional Sensus Vitae.   

Gabriela Cristina Basso Engler-Marques, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e institucional pela Faculdade Pestalozzi de Franca (2020). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2014) e graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é professora da Fundação Educandário Pestalozzi nos ensinos fundamental e médio. Atua em pesquisa na área de formação de professores, criatividade e uso de tecnologias digitais na educação.

Martha Maria Prata-Linhares , Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFTM, orientando no mestrado e doutorado.

Referências

ANTUNES, Celso. Como transformar as informações em conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2001.

ANTUNES, Celso. Como identificar em você e em seus alunos as inteligências múltiplas. Petrópolis: Vozes, 2001.

ANTUNES, Celso. O lado direito do cérebro e sua exploração e sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2001.

ANTUNES, Celso. Como desenvolver as competências em sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2001.

ANTUNES, Celso. A criatividade na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2003.

ANTUNES, Celso. Relações interpessoais e autoestima. Petrópolis: Vozes, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de Referência para o ENEM 2019. Brasília: INEP/MEC, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf. Acesso em: 5 set. 2021.

DE BONO, Edward. Criatividade levada a sério: como gerar ideias produtivas através do pensamento lateral. São Paulo: Pioneira, 1997.

GARDNER, Howard. Estruturas da Mente: a Teoria das Inteligências Múltiplas. [Tradução de Maria Adriano Veríssimo Veronese]. Porto Alegre: Artmed, 1995.

GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas. A Teoria na Prática. [Tradução de Maria Adriano Veríssimo Veronese]. Porto Alegre: Artmed, 1995.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

LEITE, Vânia Aparecida Marques. Dimensões da Não-Aprendizagem. Curtitiba: IESDE Brasil S.A., 2008.

GÓMEZ, A. M. S.; TERÁN, N. E. Dificuldades de Aprendizagem: Detecção e estratégias de ajuda. [S.l.]: Cultural, 2009.

MORAN, J. (Org). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre : Penso, 2018.

PALFREY E GASSER. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração dos nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.

RODARI, Gianni. Gramática da fantasia. [Tradução de Antonio Negrini; direção da coleção de Fanny Abramovich]. São Paulo: Summus, 1989.

RUSSO, Rita Margarida Toler. Neuropsicopedagogia clínica: introdução, conceitos, teoria e prática. Curitiba: Juruá, 2015.

SCIESZKA, Jon. A Verdadeira História dos Três Porquinhos!/por A. Lobo, tal como foi contada a Jon Scieszka; ilustrada por Lane Smith; tradução Pedro Maia. São Paulo: Cia das Letras, 2005.

Downloads

Publicado

2022-08-12

Como Citar

STANTE GOMES, C. E.; ENGLER-MARQUES, G. C. B. . .; PRATA-LINHARES , M. . M. Criatividade humana e inteligências múltiplas na construção da cidadania global. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 15, n. 2, p. 200–211, 2022. DOI: 10.18554/rt.v15i2.6337. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6337. Acesso em: 28 mar. 2024.