Formação de professores de Ciências da Natureza

um estado do conhecimento de teses e dissertações com enfoque na temática crítico-reflexivo

Autores

  • Lucas de Sousa Costa Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA
  • Danielle Rodrigues Monteiro da Costa Universidade do Estado do Pará-UEPA
  • Kaio Coelho Rodrigues Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA
  • Camila Maria Sitko Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i2.6808

Palavras-chave:

Professor Crítico-Reflexivo. Ciências da Natureza. Formação de Professores.

Resumo

A formação inicial e continuada de professores de Ciências da Natureza deve garantir conhecimentos
que possibilitem a construção da autonomia necessária ao exercício da docência, nesse sentido há a
exigência de uma formação pedagógica do professor pautada numa concepção de intelectual críticoreflexivo. Esta investigação consiste em um “estado do conhecimento” de pesquisas envolvendo a formação inicial e continuada de professores com a temática “crítico-reflexivo”. Com caráter descritivo, o objetivo geral busca verificar quais e quantas produções da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD defendidas entre os anos de 2011 até 2021 têm relação com a temática em foco. Foram usados dois descritores para a busca na base de dados. No primeiro descritor, foram encontrados 509 documentos e no segundo 178, ao refinar a pesquisa, foram selecionados 16 trabalho para análise. Percebemos que a temática é discutida em poucos trabalhos, no ano de 2016 há maior quantidade de pesquisas defendidas (06), e nos anos 2017 e 2020 não houve nenhuma defesa. Novas pesquisas na área contribuiriam significativamente para o avanço das discussões relacionadas a temática na formação de professores de Ciências da Natureza.

Biografia do Autor

Danielle Rodrigues Monteiro da Costa, Universidade do Estado do Pará-UEPA

Graduada em Licenciatura em Química, Mestre e Doutor em Química pela UFPA. Coordenadora
do Campus VIII – Marabá-PA. Docente do Departamento de Ciências Naturais da UEPA.
Professora dos Programas de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
(PPGEECA/UEPA) e em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/Unifesspa).

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Publicado

2023-10-31

Como Citar

COSTA, L. de S.; COSTA, D. R. M. da .; RODRIGUES, K. C. .; SITKO, C. M. . Formação de professores de Ciências da Natureza: um estado do conhecimento de teses e dissertações com enfoque na temática crítico-reflexivo. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 2, p. 95–107, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i2.6808. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6808. Acesso em: 1 maio. 2024.