Formação de professores de Ciências da Natureza

um estado do conhecimento de teses e dissertações com enfoque na temática crítico-reflexivo

Autores

  • Lucas de Sousa Costa Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA
  • Danielle Rodrigues Monteiro da Costa Universidade do Estado do Pará-UEPA
  • Kaio Coelho Rodrigues Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA
  • Camila Maria Sitko Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i2.6808

Palavras-chave:

Professor Crítico-Reflexivo. Ciências da Natureza. Formação de Professores.

Resumo

A formação inicial e continuada de professores de Ciências da Natureza deve garantir conhecimentos
que possibilitem a construção da autonomia necessária ao exercício da docência, nesse sentido há a
exigência de uma formação pedagógica do professor pautada numa concepção de intelectual críticoreflexivo. Esta investigação consiste em um “estado do conhecimento” de pesquisas envolvendo a formação inicial e continuada de professores com a temática “crítico-reflexivo”. Com caráter descritivo, o objetivo geral busca verificar quais e quantas produções da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD defendidas entre os anos de 2011 até 2021 têm relação com a temática em foco. Foram usados dois descritores para a busca na base de dados. No primeiro descritor, foram encontrados 509 documentos e no segundo 178, ao refinar a pesquisa, foram selecionados 16 trabalho para análise. Percebemos que a temática é discutida em poucos trabalhos, no ano de 2016 há maior quantidade de pesquisas defendidas (06), e nos anos 2017 e 2020 não houve nenhuma defesa. Novas pesquisas na área contribuiriam significativamente para o avanço das discussões relacionadas a temática na formação de professores de Ciências da Natureza.

Biografia do Autor

Danielle Rodrigues Monteiro da Costa, Universidade do Estado do Pará-UEPA

Graduada em Licenciatura em Química, Mestre e Doutor em Química pela UFPA. Coordenadora
do Campus VIII – Marabá-PA. Docente do Departamento de Ciências Naturais da UEPA.
Professora dos Programas de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
(PPGEECA/UEPA) e em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/Unifesspa).

Referências

ARAUJO, C. S. O.; FERST, E. M.; VILELA, M. V. F. Diferença entre estados da arte e estado do conhecimento. In: MAGALHÃES, C. A. O. J.; BATISTA, M. C. (org). Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. Paraná: Massoni, 2021, p. 71-86.

AYLON, L. B. R.; GOMES, L. C.; DUMINELLI, G. P. F. Pesquisas nacionais em ensino de ciências e o pensamento crítico: uma pesquisa bibliográfica. Educação on-line, Rio de Janeiro, v. 16, n. 37, p. 137-152, 22021. disponível em: http://educacaoonline.edu.pucrio.br/index.php/eduonline/article/view/948. Acesso em: 2023-02-28.

CABRAL, G. R. A construção da identidade docente e a formação continuada de professores. EDUCAÇÃO ON-LINE (PUCRJ), v. 15, p. 56-75, 2020. Disponível em: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/702/293. Acesso em:

-02-28.

GATTI, B. A., BARRETO, E. S. S. B., ANDRE, M. E. D. A., ALMEIDA, P. C. A. Professores

do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GHEDIN, E. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, S.; GHEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 129-150.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MESQUITA, S. S. A.; CRUZ, G. B. Formação de professores e os atuais dilemas da profissão docente: entre a desigualdade social e a reinvenção da profissão. Educação online, Rio de Janeiro – RJ, v. 15, n. 34, 2020. Disponível em: http://educacaoonline.edu.pucrio.br/index.php/eduonline/about/contact. Acesso em: 28 fev. 2023.

PIMENTA, S. G. Para uma re-significação da Didática. Ciências da educação, pedagogia e didática. In: ______ (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

SILVA, A. C. Metodologia do trabalho acadêmico. Indaial: ASSELVI, 2005.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Trad. Francisco Pereira. Petrópolis: Vozes, 2002.

ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa Professor, 1993

Downloads

Publicado

2023-10-31

Como Citar

COSTA, L. de S.; COSTA, D. R. M. da .; RODRIGUES, K. C. .; SITKO, C. M. . Formação de professores de Ciências da Natureza: um estado do conhecimento de teses e dissertações com enfoque na temática crítico-reflexivo. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 2, p. 95–107, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i2.6808. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6808. Acesso em: 6 dez. 2023.