Formação de professores de Ciências da Natureza

um estado do conhecimento de teses e dissertações com enfoque na temática crítico-reflexivo

Authors

  • Lucas de Sousa Costa Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA
  • Danielle Rodrigues Monteiro da Costa Universidade do Estado do Pará-UEPA
  • Kaio Coelho Rodrigues Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA
  • Camila Maria Sitko Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i2.6808

Keywords:

Professor Crítico-Reflexivo. Ciências da Natureza. Formação de Professores.

Abstract

In this study, we seek to examine how discussions on “critical-reflective professors” have been presented in master's and doctoral research in the area of Natural Sciences in Brazil in the last ten years. The State of Knowledge was used as a methodological approach for mapping the research, and the searches were carried out on the Brazilian Theses and Dissertations platform – BDTD. We identified few productions on the subject, fragmentation of discussions between areas of knowledge and training, however, there is a common theoretical perspective that supports the investigations already carried out in the discussions carried out by theorists such as Schön, Zeichner, Pimenta and Nóvoa.

Author Biography

Danielle Rodrigues Monteiro da Costa, Universidade do Estado do Pará-UEPA

Graduada em Licenciatura em Química, Mestre e Doutor em Química pela UFPA. Coordenadora
do Campus VIII – Marabá-PA. Docente do Departamento de Ciências Naturais da UEPA.
Professora dos Programas de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
(PPGEECA/UEPA) e em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/Unifesspa).

References

ARAUJO, C. S. O.; FERST, E. M.; VILELA, M. V. F. Diferença entre estados da arte e estado do conhecimento. In: MAGALHÃES, C. A. O. J.; BATISTA, M. C. (org). Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. Paraná: Massoni, 2021, p. 71-86.

AYLON, L. B. R.; GOMES, L. C.; DUMINELLI, G. P. F. Pesquisas nacionais em ensino de ciências e o pensamento crítico: uma pesquisa bibliográfica. Educação on-line, Rio de Janeiro, v. 16, n. 37, p. 137-152, 22021. disponível em: http://educacaoonline.edu.pucrio.br/index.php/eduonline/article/view/948. Acesso em: 2023-02-28.

CABRAL, G. R. A construção da identidade docente e a formação continuada de professores. EDUCAÇÃO ON-LINE (PUCRJ), v. 15, p. 56-75, 2020. Disponível em: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/702/293. Acesso em:

-02-28.

GATTI, B. A., BARRETO, E. S. S. B., ANDRE, M. E. D. A., ALMEIDA, P. C. A. Professores

do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GHEDIN, E. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, S.; GHEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 129-150.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MESQUITA, S. S. A.; CRUZ, G. B. Formação de professores e os atuais dilemas da profissão docente: entre a desigualdade social e a reinvenção da profissão. Educação online, Rio de Janeiro – RJ, v. 15, n. 34, 2020. Disponível em: http://educacaoonline.edu.pucrio.br/index.php/eduonline/about/contact. Acesso em: 28 fev. 2023.

PIMENTA, S. G. Para uma re-significação da Didática. Ciências da educação, pedagogia e didática. In: ______ (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

SILVA, A. C. Metodologia do trabalho acadêmico. Indaial: ASSELVI, 2005.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Trad. Francisco Pereira. Petrópolis: Vozes, 2002.

ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa Professor, 1993

Published

2023-10-31

How to Cite

COSTA, L. de S.; COSTA, D. R. M. da .; RODRIGUES, K. C. .; SITKO, C. M. . Formação de professores de Ciências da Natureza: um estado do conhecimento de teses e dissertações com enfoque na temática crítico-reflexivo. JOURNAL TRIANGLE, Uberaba - MG, v. 16, n. 2, p. 95–107, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i2.6808. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6808. Acesso em: 3 jul. 2024.