Formação de professores de Ciências da Natureza
um estado do conhecimento de teses e dissertações com enfoque na temática crítico-reflexivo
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v16i2.6808Palabras clave:
Professor Crítico-Reflexivo. Ciências da Natureza. Formação de Professores.Resumen
En este estudio, buscamos examinar qué autores han fundamentado discusiones sobre el “docente crítico-reflexivo” en investigaciones de maestría y doctorado en el campo de las Ciencias Naturales en Brasil en los últimos diez años. El Estado del Conocimiento fue utilizado como abordaje metodológico para el mapeo de la investigación, y las búsquedas fueron realizadas en la plataforma Brasileña de Tesis y Disertaciones - BDTD. Identificamos pocas producciones sobre el tema, fragmentación de discusiones entre las áreas de conocimiento y formación, sin embargo, existe una perspectiva teórica común que sustenta las investigaciones ya realizadas a partir de discusiones realizadas por teóricos como Schön, Zeichner, Pimenta y Nóvoa.
Citas
ARAUJO, C. S. O.; FERST, E. M.; VILELA, M. V. F. Diferença entre estados da arte e estado do conhecimento. In: MAGALHÃES, C. A. O. J.; BATISTA, M. C. (org). Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. Paraná: Massoni, 2021, p. 71-86.
AYLON, L. B. R.; GOMES, L. C.; DUMINELLI, G. P. F. Pesquisas nacionais em ensino de ciências e o pensamento crítico: uma pesquisa bibliográfica. Educação on-line, Rio de Janeiro, v. 16, n. 37, p. 137-152, 22021. disponível em: http://educacaoonline.edu.pucrio.br/index.php/eduonline/article/view/948. Acesso em: 2023-02-28.
CABRAL, G. R. A construção da identidade docente e a formação continuada de professores. EDUCAÇÃO ON-LINE (PUCRJ), v. 15, p. 56-75, 2020. Disponível em: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/702/293. Acesso em:
-02-28.
GATTI, B. A., BARRETO, E. S. S. B., ANDRE, M. E. D. A., ALMEIDA, P. C. A. Professores
do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.
GHEDIN, E. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, S.; GHEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 129-150.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MESQUITA, S. S. A.; CRUZ, G. B. Formação de professores e os atuais dilemas da profissão docente: entre a desigualdade social e a reinvenção da profissão. Educação online, Rio de Janeiro – RJ, v. 15, n. 34, 2020. Disponível em: http://educacaoonline.edu.pucrio.br/index.php/eduonline/about/contact. Acesso em: 28 fev. 2023.
PIMENTA, S. G. Para uma re-significação da Didática. Ciências da educação, pedagogia e didática. In: ______ (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
SILVA, A. C. Metodologia do trabalho acadêmico. Indaial: ASSELVI, 2005.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Trad. Francisco Pereira. Petrópolis: Vozes, 2002.
ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa Professor, 1993
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 REVISTA TRIÁNGULO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.