Sustentabilidade e as comunidades tradicionais
caracterização de teses e dissertações do Banco EARTE
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v15iEsp.6824Palavras-chave:
Estado da Arte, Educação Ambiental, Práticas sustentáveisResumo
Objetivamos aqui realizar a caracterização das pesquisas, de 1981 a 2016, que tratam da sustentabilidade e práticas em comunidades tradicionais. A questão de pesquisa elaborada foi: “em quais regiões e instituições se originam e quais focos temáticos têm se concentrado as pesquisas em EA quando tratam da sustentabilidade e/a partir das práticas em comunidades tradicionais? Realizamos um estudo do tipo estado da arte, utilizando o banco de dados do projeto denominado EArte. Para a delimitação do corpus documental utilizamos os marcadores “sustent”, “comunidades tradicionais” e “comunidade tradicional”, resultando em 17 publicações que relacionam sustentabilidade e comunidade(s) tradicional(s). Analisadas à luz dos indicadores: área de concentração, instituição, ano, desenho metodológico, tema de estudo, identificamos que a maioria são oriundas de universidades públicas, federais e estaduais, datadas a partir de 2002. Como principal resultado discutimos a posição das comunidades enquanto lócus das pesquisas e que sua representatividade tem sido, principalmente por estarem em regiões de conflitos atrelada à suas formas de relação com o meio natural.
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