Sustentabilidade e as comunidades tradicionais

caracterização de teses e dissertações do Banco EARTE

Autores

  • Rejane Leal Candido Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Danilo Seithi Kato Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15iEsp.6824

Palavras-chave:

Estado da Arte, Educação Ambiental, Práticas sustentáveis

Resumo

Objetivamos aqui realizar a caracterização das pesquisas, de 1981 a 2016, que tratam da sustentabilidade e práticas em comunidades tradicionais. A questão de pesquisa elaborada foi: “em quais regiões e instituições se originam e quais focos temáticos têm se concentrado as pesquisas em EA quando tratam da sustentabilidade e/a partir das práticas em comunidades tradicionais? Realizamos um estudo do tipo estado da arte, utilizando o banco de dados do projeto denominado EArte. Para a delimitação do corpus documental utilizamos os marcadores “sustent”, “comunidades tradicionais” e “comunidade tradicional”, resultando em 17 publicações que relacionam sustentabilidade e comunidade(s) tradicional(s). Analisadas à luz dos indicadores: área de concentração, instituição, ano, desenho metodológico, tema de estudo, identificamos que a maioria são oriundas de universidades públicas, federais e estaduais, datadas a partir de 2002. Como principal resultado discutimos a posição das comunidades enquanto lócus das pesquisas e que sua representatividade tem sido, principalmente por estarem em regiões de conflitos atrelada à suas formas de relação com o meio natural.

Biografia do Autor

Danilo Seithi Kato, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Danilo Seithi Kato é docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo. É credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UNESP (Campus Rio Claro/SP) na linha de pesquisa em Educação Ambiental; e na UFTM, na linha de pesquisa Fundamentos e práticas educacionais. É editor da revista acadêmica Cadernos CIMEAC (ISSN 2178-9770). É líder do grupo de estudo e pesquisa em interculturalidade e educação em ciências (GEPIC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular; educação em ciências; educação ambiental; educação do campo; interculturalidade.

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Publicado

2023-05-17

Como Citar

LEAL CANDIDO, R.; SEITHI KATO, D. . Sustentabilidade e as comunidades tradicionais: caracterização de teses e dissertações do Banco EARTE. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 15, n. Esp, p. 84–108, 2023. DOI: 10.18554/rt.v15iEsp.6824. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6824. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê