Uso de softwares como ferramenta de apoio na aprendizagem Matemática de alunos surdos
uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v16i2.6942Palavras-chave:
Educação Matemática. Tecnologia. Surdez.Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo identificar na literatura a utilização de ferramentas tecnológicas na educação matemática de surdos, no caso softwares, que atuam como ferramentas que auxiliam na motivação para aprendizagem e compreensão de conceitos matemáticos. Para isso, realizamos, no período de janeiro a março de 2023, a busca por trabalhos publicados nos últimos dez anos, relacionadas ao uso de softwares educativos como ferramenta tecnológica de apoio para educação matemática de alunos surdos. Trata-se uma pesquisa de revisão bibliográfica de caráter exploratória, descritiva com abordagem qualitativa, onde utilizamos strings de busca “Software”, “Matemática” e “Surdo” nos repositórios digitais Periódicos CAPES; Catálogo de Teses e Dissertações CAPES; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - (BDTD) e Scientific Electronic Library Online- (SciElo). Após aplicação de critérios de inclusão, 8 trabalhos foram analisados e coletados dados para pesquisa. A partir dos estudos analisados, percebemos a escassez de trabalhos relacionados às temáticas em questão, necessitando de mais estudos. Constatamos, nos trabalhos analisados, que o potencial dos recursos tecnológicos como ferramentas de apoio para educação de sujeitos surdos, por explorar o visual e estimular a aprendizagem, desde que seja utilizada de forma adequada, numa perspectiva bilíngue, respeitando as suas especificidades.
Referências
ALBERTO, Abaporanga P. L.; COSTA, Leonardo S.; CARVALHO, Tânia M. M. A utilização do Software Geogebra no Ensino da Matemática. In: Oliveira, Cristiane Coppe de; Marim, Vlademir. Educação Matemática: Contextos e Práticas docentes. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010, p. 251-259.
ALMEIDA, Henrique Wakimoto de; SILVA, Josimara Cristina; LINS, Heloísa Andreia de Matos. Criação de jogo matemático digital com crianças e jovens surdos: contribuições da pedagogia visual. Revista Cocar, v.13, n.27, Set./Dez.,2019, p. 399-422.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/ Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Quarta versão. Brasília: MEC/SEB, 2017.
CASTRO, Fábio Júnior da Silva. Tutorial do software TuxMath: uma multimídia em Libras. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós- Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC), Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará. Belém, 2018.
CAMPELLO, Ana Regina de Souza. Aspectos da visualidade na educação de surdos. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, p. 245. 2008.
CONCEIÇÃO, Kauan Esposito da. A construção de expressões algébricas por alunos surdos: as contribuições do micromundo Mathsticks. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, Universidade Bandeirante de São Paulo. São Paulo, 2012.
CROMPTON, Helen; BURKE, Diane. Research trends in the use of mobile learning in mathematics. Blended learning: Concepts, methodologies, tools, and applications, p. 2090-2104, 2017.
DE LIMA, Luciana et al. Guidelines for the Development and use of M-Learning Applications in Mathematics. IEEE Multidisciplinary Engineering Education Magazine, v. 6, n. 2, p. 1-12, 2011.
DIGIAMPIETRI, Maria Carolina Casati; MATOS, Adriana Horta de. Pedagogia Visual, Pedagogia Bilíngue e Pedagogia Surda: Faces de uma mesma perspectiva didática?. In: ALBRES, Neiva de Aquino; NEVES, Sylvia Lia Grespan. Libras em Estudo: Política Educacional. São Paulo: FENEIS, 2013, p. 39-53.
FRANZIN, Rozelaine de Fátima; ZWAN, Liciara Daiane; CALLEGARO, Morgana. Educação inclusiva de surdos e o contexto tecnológico na educação básica: uma experiência do Projeto PICMEL. ENCITEC- Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista - Santo ngelo - Vol.10, n.1.,p.09-24, jan./abr. 2020.
GABE, Neoli Paulina da Silva. Aprendizagem significativa de monômios: um olhar no contexto bilíngue de surdos. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Programa de Pós- graduação em Educação Matemática e Ensino de Física. Rio Grande do Sul, 2019.
GRANADA, Rafael Pinto. Glossarização de termos computacionais como estímulo à lógica de programação: um estudo de caso com alunos surdos. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós- graduação em Computação, Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande, 2018.
KLAUS, V. L. C. A; BOSCARIOLI, C. Tecnologias digitais como recursos de apoio para o professor de matemática de alunos surdos. XIII ENEM. p. 1-15, 2019.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MARÇAL, Edgar et al. A Utilização de Dispositivos Móveis com Ambientes Tridimensionais como Ferramenta para Favorecer o Ensino de Hardware. XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Florianópolis, Brasil, 2009.
MARÇAL, Edgar et al. Da elicitação de requisitos ao desenvolvimento de aplicações de mobile learning em matemática. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Available in: http://www. brie. org/pub/index. php/sbie/article/view/1441/1206, 2010.
MINAYO, Maria Cecília Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. (34a ed.). Rio de Janeiro: Vozes, 2015.
MOURA, Amanda Queiroz. Educação matemática e crianças surdas: explorando possibilidades em um cenário para investigação. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociência e Ciências Exatas. Rio Claro, 2015.
NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius. Os surdos e a escola inclusiva: O caso particular da matemática. In: Guimarães, Gilda; Borda. Rute (Org). Reflexões sobre o ensino de matemática nos anos iniciais de escolarização. -Recife: SBEM, 2009, p. 49-62.
PEREIRA, Indiamaris; KRIEGER, Caroline F. Z. Tecnologias na educação de surdos. In: Neto, Alaim Souza (Org.). Educação, aprendizagem e tecnologias: relações pedagógicas e interdisciplinares. São Paulo: Pimenta Cultural, 2018, pp. 167-193.
PINTO, Mariê Augusta de Souza; FONSECA, Maildson Araújo. Surdez, Cognição e Matemática: psicopedagogia, educação especial e inclusão. - 1.ed.- Curitiba: Appris, 2021.
QUADRO, Ronice Müller. Educação de Surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.
QUIXABA, Maria Nilza Oliveira. A inclusão na educação: humanizar para educar melhor. 1.ed. –São Paulo: Paulinas, 2015.
RODRIGUES, Rosiane da Silva; GELLER, Marlise. Alunos surdos dos anos iniciais do ensino fundamental e a construção do número. Interfaces da Educ., Paranaíba, v.7, n.19, 2016, p.126-145.
SÁ, Nídia Regina Limeira de. Cultura, poder e educação de surdos. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2010.
SANTANA, Claudete Pinheiro; SILVA, Gilcileide Teixeira da. As contribuições do uso de softwares educativos na educação infantil na E.M.E.F Coronel Sampaio em Acará-Pa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Campus Tomé-Açu, PA, 2017.
SALES, Luana de Sousa. A construção do conceito de número pela criança surda: uma revisão de literatura. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Especialização) - Curso de Libras, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual do Ceará - (UECE). Fortaleza, 2022.
SILVEIRA, Clea Furtado da. Alunos surdos e o uso do software Geogebra em matemática: possibilidades para a compreensão das equações de 2º grau. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós- graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, 2019.
STUMPF, Marianne Rossi; LINHARES, Ramon Santos de Almeida. Referenciais para o ensino de língua brasileira de sinais como primeira língua para surdos na educação bilíngue de surdos: da educação infantil ao ensino superior. 1.ed.v.1. Petrópolis, RJ : Arara Azul, 2021. E-book.
VIANA, Flávia Roldan; BARRETO, Marcília Chagas. O ensino de matemática para alunos com surdez: desafios, aprendizagens discentes. 1.ed. Curitiba, PR: CRV, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Triângulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.