Uso de softwares como ferramenta de apoio na aprendizagem Matemática de alunos surdos

uma revisão da literatura

Autores

  • Luana de Sousa Sales Universidade Federal do Ceará
  • Lucas Emanuel de Oliveria Maia Universidade Federal do Ceará
  • Edgar Marçal de Barros Filho Universidade Federal do Ceará
  • Marilene Calderaro da Silva Munguba Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Herbert Lima Vasconcelos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i2.6942

Palavras-chave:

Educação Matemática. Tecnologia. Surdez.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo identificar na literatura a utilização de ferramentas tecnológicas na educação matemática de surdos, no caso softwares, que atuam como ferramentas que auxiliam na motivação para aprendizagem e compreensão de conceitos matemáticos. Para isso, realizamos, no período de janeiro a março de 2023, a busca por trabalhos publicados nos últimos dez anos, relacionadas ao uso de softwares educativos como ferramenta tecnológica de apoio para educação matemática de alunos surdos. Trata-se uma pesquisa de revisão bibliográfica de caráter exploratória, descritiva com abordagem qualitativa, onde utilizamos strings de busca “Software”, “Matemática” e “Surdo” nos repositórios digitais Periódicos CAPES; Catálogo de Teses e Dissertações CAPES; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - (BDTD) e Scientific Electronic Library Online- (SciElo). Após aplicação de critérios de inclusão, 8 trabalhos foram analisados e coletados dados para pesquisa. A partir dos estudos analisados, percebemos a escassez de trabalhos relacionados às temáticas em questão, necessitando de mais estudos. Constatamos, nos trabalhos analisados, que o potencial dos recursos tecnológicos como ferramentas de apoio para educação de sujeitos surdos, por explorar o visual e estimular a aprendizagem, desde que seja utilizada de forma adequada, numa perspectiva bilíngue, respeitando as suas especificidades.

Biografia do Autor

Luana de Sousa Sales, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Tecnologia Educacional pela UFC- Universidade Federal do Ceará. Especialista em Libras pela UECE- Universidade Estadual do Ceará e Qualificação do Ensino de Matemática do Estado do Ceará pela UFC. Graduada em licenciatura em matemática pela UVA- Universidade Estadual Vale do Acaraú. Membro do Grupo de Estudos sobre Educação para as Diferenças e os Estudos Surdos na Perspectiva Interdisciplinar – GEDESPI (UFC/INES/CNPq). Professora de Matemática do Ensino Fundamental- anos finais da Prefeitura municipal de Fortaleza.

Lucas Emanuel de Oliveria Maia, Universidade Federal do Ceará

Mestre pelo Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Grupo de Pesquisa em Ensino e Tecnologias Educacionais (PETE) e o Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Matemática para o Ensino Médio (IFRN), Docência Pedagógica e práticas Matemáticas (PROMINAS), graduações em administração (UNILAB), Eng. Eletricista (UnP) e Licenciado em matemática (IFRN). Tem experiência na área de Educação, ensino de Matemática e suas tecnologias com foco na  Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Edgar Marçal de Barros Filho, Universidade Federal do Ceará

Atualmente é o Superintendente da Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Coordenador do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional da UFC. Professor da Universidade Federal do Ceará desde 2009, possui Graduação (1997), Mestrado (2005) e Doutorado (2016) em Ciência da Computação pela UFC. Tem experiência técnica e científica na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de aplicativos, mobile learning, sistemas multimídia, computação móvel e dispositivos móveis.

Marilene Calderaro da Silva Munguba, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Ciências da Saúde. Mestra em Educação Especial. Pós-doutora em Terapia Ocupacional Social. Professora do departamento de Letras Libras e Estudos Surdos da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa Educação para as Diferenças e os Estudos Surdos na Perspectiva Interdisciplinar (Edespi/UFC).

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Doutorado em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-CE.

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Publicado

2023-10-31

Como Citar

SALES, L. de S.; MAIA, L. E. de O.; FILHO, E. M. de B.; MUNGUBA, M. C. da S. .; VASCONCELOS, . F. H. L. . Uso de softwares como ferramenta de apoio na aprendizagem Matemática de alunos surdos: uma revisão da literatura. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 2, p. 58–77, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i2.6942. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6942. Acesso em: 2 maio. 2024.