Kenoma e o processo de escrita cartográfica

o eterno recomeçar do professor

Autores

  • Gilberto de Carvalho Soares Universidade Estadual de Campinas
  • Wenceslao Machado de Oliveira Junior Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v17i1.7320

Palavras-chave:

escrita cartográfica, formação de professores, narrativa, cinema

Resumo

O presente artigo, construído como um roteiro para cinema, explora as possibilidades de escrita cartográfica baseadas na experiência da qualificação de mestrado sobre o ser-professor de Geografia, apresentadas pelo autor deste artigo e orientadas pelo seu co-autor, elaboradas na forma de um diário. O cinema foi o primeiro intercessor deste processo de escrita. A palavra Kenoma tem sua origem no grego arcaico Kénosis, que se refere ao processo de esvaziamento e é o título do filme Kenoma, dirigido por Eliane Caffé e roteirizado por Luiz Alberto de Abreu, dramaturgo cujo processo de pesquisa e criação é atravessado pelo questionamento do narrador na atualidade, em diálogo com a análise do narrador realizada por Walter Benjamin, na Alemanha dos anos 30. Segundo Abreu, o narrador do período pré-industrial perdeu sua função e na atualidade este narrador está sempre a recomeçar. Se por um lado, os diários apresentados na qualificação narram as emoções de um professor em processo de esvaziamento, o argumento aqui apresentado apropria-se do narrador machadiano de Memórias Póstumas de Brás Cubas para explorar os movimentos de eterno recomeçar do ser professor na atualidade.

Biografia do Autor

Wenceslao Machado de Oliveira Junior , Unicamp

Graduado em Geografia (Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF) e Doutor em Educação (Universidade Estadual de Campinas-Unicamp). Professor no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte e pesquisador no Laboratório de Estudos Audiovisuais-OLHO, ambos da Faculdade de Educação/Unicamp. Membro da Rede Internacional de Pesquisa “Imagens, Geografias e Educação” e parceiro do Programa “Cinema & Educação” da Secretaria Municipal de Educação de Campinas (Brasil), no escopo do qual coordenou o Projeto “Lugar-escola e cinema: afetos e metamorfoses mútuas” (Fapesp – Ensino Público).

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Publicado

2024-05-01

Como Citar

DE CARVALHO SOARES, G.; MACHADO DE OLIVEIRA JUNIOR , W. Kenoma e o processo de escrita cartográfica: o eterno recomeçar do professor. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 17, n. 1, p. 261–279, 2024. DOI: 10.18554/rt.v17i1.7320. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7320. Acesso em: 21 maio. 2024.