A casa como território brincante

sobre a produção de fotografias e filmagens na pandemia da COVID-19

Autores

  • Silvia de Amorim Prefeitura Municipal de Florianópolis
  • Ana Paula Nunes Chaves Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v17i1.7466

Palavras-chave:

Isolamento Social, Espaço, Educação Infantil

Resumo

O artigo tem como objetivo problematizar as vivências da proposta metodológica Territórios Brincantes, do Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Doralice Teodora Bastos, em Florianópolis, a partir da produção de fotografias e filmagens no período de isolamento social, entre os meses de março a dezembro de 2020. O referencial teórico explora a documentação pedagógica e sua relação com o cinema de arquivo e a produção de imagens, a partir dos trabalhos de Gunilla Dahlberg, Nicholas Andueza, Andréa França e Cezar Migliorin. A pesquisa documental derivou do Projeto Político Pedagógico da unidade; das quatro versões do documento Territórios Brincantes; do Planejamento geral da unidade relativo ao ano de 2020; dos planejamentos e registros das profissionais docentes dos Grupos 4?5 e Grupo 5?6. A análise demonstrou como, pela produção de imagens, as crianças eram mobilizadas a reconhecer o afeto, despertavam o desejo de ver o outro e amenizavam a saudade. Por outro lado, a interligação do registro fotográfico e filmagens com a produção da documentação pedagógica permitiu refletir sobre os Territórios Brincantes, sua intencionalidade de valorizar a relação do espaço com as brincadeiras, a sua execução no período de isolamento social e a interação estabelecida pela produção de imagens.

Biografia do Autor

Ana Paula Nunes Chaves, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Graduada em Geografia (2007) e com Mestrado em Educação (2010) pela Universidade de Santa Catarina/UFSC. Doutorado em Educação (2015) na Universidade de São Paulo/USP. Professora Associada do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catariana/UDESC. 

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

AMORIM, S. de; CHAVES, A. P. N. A casa como território brincante: sobre a produção de fotografias e filmagens na pandemia da COVID-19. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 17, n. 1, p. 97–115, 2024. DOI: 10.18554/rt.v17i1.7466. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7466. Acesso em: 2 jul. 2024.