Um salto para o passado

breves observações a respeito do discurso ideológico no Relatório Delors e das políticas públicas para a educação nos anos 1990

Autores

  • Lêni Helen Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Campinas (IFSP/CMP)
  • Enio Freire de Paula Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Pres. Epitácio (IFSP/PEP)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v17i3.7564

Palavras-chave:

Políticas Públicas Para a Educação, Relatório Delors, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

Esse artigo integra as ações de pesquisa realizada no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do IFSP, e busca compreender os contextos em que as políticas reformadoras se inserem para tentar desvendar possíveis intencionalidades que as  reformas buscam atender, para além daquilo que efetivamente anunciam. As reflexões expressas neste artigo pretende lançar luzes sobre como o discurso ideológico neoliberal se apresenta no Relatório para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) intitulado “Educação, um tesouro a descobrir”, mais conhecido como  “Relatório Delors”. O texto publicado em 1996 torna-se emblemático pois apresenta os Quatro Pilares da Educação e subsidia uma compreensão de homem, democracia e cidadania coerentes com o discurso hegemônico das forças do capital, e oferece suporte teórico e ideológico para as políticas públicas brasileiras dos ano 1990 e mais recentemente para os políticas reformistas dos anos pós-golpe de 2016. Entre as discussões apresentamos: (i) a historicidade deste documento, compreendido como um dos ideários da Base Nacional Comum Curricular, (ii) o movimento de ressemantização de conceitos e (iii) a construção de um consenso de intencionalidades educacionais alinhadas a ideias neoliberais.

Biografia do Autor

Lêni Helen, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Campinas (IFSP/CMP)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo (IFSP/SPO). Atualmente é Pedagoga e pesquisadora no Instituto Federal de Educação de São Paulo, campus Campinas (IFSP/CMP).

Enio Freire de Paula, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Pres. Epitácio (IFSP/PEP)

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Londrina -UEL. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Presidente Epitácio (IFSP/PEP). Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matem´ática ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo (IFSP/SPO).

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

VIERI PIACEZZI, L. H.; FREIRE DE PAULA, E. Um salto para o passado: breves observações a respeito do discurso ideológico no Relatório Delors e das políticas públicas para a educação nos anos 1990. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 17, n. 3, p. 14–31, 2024. DOI: 10.18554/rt.v17i3.7564. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7564. Acesso em: 18 jan. 2025.