Um salto para o passado
breves observações a respeito do discurso ideológico no Relatório Delors e das políticas públicas para a educação nos anos 1990
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v17i3.7564Palavras-chave:
Políticas Públicas Para a Educação, Relatório Delors, Base Nacional Comum CurricularResumo
Esse artigo integra as ações de pesquisa realizada no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do IFSP, e busca compreender os contextos em que as políticas reformadoras se inserem para tentar desvendar possíveis intencionalidades que as reformas buscam atender, para além daquilo que efetivamente anunciam. As reflexões expressas neste artigo pretende lançar luzes sobre como o discurso ideológico neoliberal se apresenta no Relatório para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) intitulado “Educação, um tesouro a descobrir”, mais conhecido como “Relatório Delors”. O texto publicado em 1996 torna-se emblemático pois apresenta os Quatro Pilares da Educação e subsidia uma compreensão de homem, democracia e cidadania coerentes com o discurso hegemônico das forças do capital, e oferece suporte teórico e ideológico para as políticas públicas brasileiras dos ano 1990 e mais recentemente para os políticas reformistas dos anos pós-golpe de 2016. Entre as discussões apresentamos: (i) a historicidade deste documento, compreendido como um dos ideários da Base Nacional Comum Curricular, (ii) o movimento de ressemantização de conceitos e (iii) a construção de um consenso de intencionalidades educacionais alinhadas a ideias neoliberais.
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