Representações Sociais e Educação Especial

um breve estudo do estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v18iEsp.2.8281

Palavras-chave:

Representações Sociais. Educação Especial. Inclusão Escolar

Resumo

Este artigo trata-se de um estudo descritivo, realizado por meio de Estado do Conhecimento e foi realizado com o objetivo de conhecer os resultados dos estudos já publicados sobre as representações sociais dos professores sobre a Educação Especial, para uma maior compreensão sobre o tema e identificar lacunas, tensões e desafios na construção desses conhecimentos. Utilizou-se três bases de dados online:  Google Acadêmico, Catálogo de Teses e Dissertações – CAPES e Sciello para pesquisa e escolha das obras para compor o corpus do estudo.  Nas análises, foram utilizados a Análise de Conteúdos proposto por Bardin e o software Iramuteq. Por meio deste estado do conhecimento, percebeu-se que as representações sociais dos professores sobre os estudantes com deficiência, público da Educação Especial e por conseguinte a Inclusão Escolar são permeadas por conceitos capacitistas e excludentes, pautadas em práticas esvaziadas de sentidos, com concepções médico-biológicas que constroem o discurso de “normalização/anormalização” tão presente nas escolas brasileiras. Essas representações influenciam nas práticas pedagógicas, dificultando o processo de inclusão escolar dos estudantes da Educação Especial que tem acesso garantido na escola, mas não tem garantido o direito de aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Rejane Isabel Ferreira, Universidade de Uberaba

    Doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba. Graduação em Pedagogia. Especialização em Educação Especial, Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia. Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública. 

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Publicado

2025-09-08

Como Citar

GOUVÊA, Marianna; FERREIRA, Rejane Isabel. Representações Sociais e Educação Especial: um breve estudo do estado do conhecimento. Revista Triângulo, [S. l.], v. 18, n. Esp.2, p. e025005, 2025. DOI: 10.18554/rt.v18iEsp.2.8281. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/8281. Acesso em: 6 dez. 2025.