Ensino de Física e Matemática nas interfaces com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v18iEsp.2.8291

Palavras-chave:

ensino de Física e Matemática

Resumo

O ensino de Física e Matemática tem-se constituído um desafio na educação escolar brasileira, cuja historicidade remonta a uma organização didática pautada na memorização e aplicação de fórmulas. Nesse contexto, o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tem se mostrado relevante, favorecendo a visualização, a interatividade e a personalização do aprendizado. Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições da Teoria do Ensino Desenvolvimental para a formação de conceitos em Matemática e Física na Educação Básica, utilizando interfaces tecnológicas. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, ancorada nos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural, da Teoria da Atividade e da do Ensino Desenvolvimental. Sob uma perspectiva dialética, busca-se evidenciar como as interações pedagógicas mediadas por tecnologias digitais conectam meios e fins, mediando o conhecimento empírico e científico no processo de ensino-aprendizagem. A Teoria da Atividade, quando alinhada a essas práticas tecnologicamente mediadas, destaca a importância da mediação do professor na organização conceitual do conteúdo, desenvolvendo o pensamento teórico dos alunos. Além disso, o uso de softwares educacionais contribui para um ensino mais significativo, ajudando os estudantes a superar a percepção imediata dos fenômenos, desenvolvendo um pensamento crítico e profundo sobre as inter-relações do mundo.

Referências

ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira. Idade escolar e atividade de estudo: educação, ensino e apropriação dos sistemas conceituais. In: MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Ângelo Antônio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas-SP: Autores Associados, 2016.

BENFÍCA, Kátia Ferreira Guimarães; PRATES, Kimelly Hanna Guimarães. As contribuições do uso de experimentos no ensino-aprendizado da física. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v. 6, n. 6, p. 33686-33703, jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-066. Acesso em: jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Portal Enem 2023 – Divulgação de resultados. Brasília, DF: INEP/MEC, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/enem. Acesso: jul.2024.

CEDRO, Wellington Lima; MORAES, Sílvia Pereira Gonzaga de; ROSA, Josélia Euzébio da. A atividade de ensino e o desenvolvimento do pensamento teórico em matemática. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.02, pp.427-445. ISSN 1516-7313. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132010000200011. Acesso em: jan. 2024.

DAVIDOV, Vasili Vasilyevich. La enseñaza escolar y el desarollo psiquico: investigación psicológica, teórica y experimental. Moscou: Editorial Progreso, 1988.

DOS SANTOS, Ailton Donizetti; DOS SANTOS, Derli Barbosa. Tecnologia e inovação aliadas à educação: o uso de softwares educacionais para o ensino de ciências e biologia. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/835. Acesso em: jan. 2024.

ELKONIN. Daniil Borissevich. Estrutura da atividade de estudo. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Alves Prudente (org.) Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D.B. Elkonin, V. V. Davidov e V.V. Repkin. Curitiba, PR: CRV, 2019. Coedição: Uberlândia, MG: EDUFU, 2019b.

GOMES, Cristiane Ruiz; VENTURA, João Paulo Costa. Softwares no ensino de matemática: um olhar sobre a BNCC. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática – v. 08, n. 23, 2021. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4961. Acesso em: jan. 2024.

GRANDO, Regina Célia. Recursos didáticos na educação matemática: jogos e materiais manipulativos. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, [S. l.], v. 5, n. 02, p. 393–416, 2019. DOI: 10.36524/dect.v5i02.117. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/117. Acesso em: 26. ago. 2024.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978.

LIBÂNEO, José Carlos. Ensinar e aprender, aprender e ensinar: o lugar da teoria e da prática em didática. In: LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (org.). Temas de pedagogia: diálogo entre currículo e didática. 1ª. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências

educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.

MAME, Osvaldo Augusto Chissonde; MIGUEL, José Carlos; MILLER, Stela. Atividade de estudo: sua contribuição para o desenvolvimento do pensamento teórico da criança em situação escolar. Acta Educ. vol.42, Maringá, 2020. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.45463. Acesso em: jan. 2024.

MARTINS, Márcio Marques; RECCHI, Ana Maria Spohr. DUGATO, Danian Alexandre; LEDUR, Cristian Mafra. Tracker. Software de análise de vídeos e imagens para o ensino de Física e Ciências. In: VI ENCONTRO REGIONAL SUL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 6, 2013, Santo Ângelo, RS. Anais. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões: EREBIO-SUL, 2013. p. X. Disponível em: http://santoangelo.uri.br/erebiosul2013/. Acesso em: 20 jun. 2024.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo, Hucitec, 2014.

MONTEIRO, Paula Cavalcante. A experimentação investigativa: um estudo com licenciandos em química. 2018. 218f. Tese (Doutorado Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7198502. Acesso em: 24 jun. 2024.

MOURA, Manoel Oriovaldo. (org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Liber Livro, 2010.

NOGARI, Maraysa Cruzi; MARTIN, George Francisco Santiago. O software Geogebra e o Pipa: possibilidades pedagógicas para o ensino de Geometria Plana. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 10(11), e515101119776. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10 i11.19776. Acesso em: fev. 2024.

PEIXOTO, Joana. Tecnologias e relações pedagógicas: a questão da mediação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 25, n. 59/1, p. 367–379, 2016. DOI: 0.29286/rep.v25i59/1.3681.

Acesso em: mar. 2024.

REPKIN, Vladimir Vladimirovich; REPKINA, Natalya Vladimirovna. A questão da estrutura da atividade de estudo. PUENTES, Roberto Valdes; CARDOSO, Cecilia Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente. Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Uberlândia: EDUFU; Paraná: CRV, 2019.

REPKIN, Vladimir Vladimirovich. Ensino desenvolvente e atividade de estudo. Ensino em Re-Vista, v. 21, n. 1, p. 85-99, jan./jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v21n1a2014-9%20%20%20%20%20. Acesso em: abr. 2024.

ROCHA, Vanderlândio Zeferino da. Integrando TICs no ensino de Física: Uma abordagem interativa para o efeito fotoelétrico utilizando python. Universidade Federal de Pernambuco-Campus Agreste. Caruaru, 2023.

SOUZA, Luciene Santana. Ensino Desenvolvimental no ensino de matemática nas séries iniciais: utilização da tecnologia como mediação pedagógica. XIV ANPED-CO. Anais. 2018. Disponível em: https://anais.anped.org.br/regionais/sites/default/files/trabalhos/5/2865-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf. Acesso em: mar. 2024.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. A construção do pensamento e da linguagem. 2.ed. São Paulo. Ed. WMF Martins Fontes. 2010.

Downloads

Publicado

2025-09-08

Como Citar

IBRAHIM, Soraia; MRAD JOAQUIM , Welington; RODRIGUES , Adriana. Ensino de Física e Matemática nas interfaces com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC. Revista Triângulo, [S. l.], v. 18, n. Esp.2, p. e025012, 2025. DOI: 10.18554/rt.v18iEsp.2.8291. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/8291. Acesso em: 6 dez. 2025.