Do conhecimento ao científico
etnoclimatologia como prática decolonial no ensino de climatologia
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v18iEsp.2.8387Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Climatologia Escolar, Etnoclimatologia, Ditos popularesResumo
A Climatologia assume uma elevada importância para a formação dos alunos do ensino básico, já que essa temática abrange diversas áreas, como saúde, agricultura, turismo, entre outras. Durante a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), notou-se que esta disciplina é vista como desinteressante. Buscou-se trazer a aproximação do conteúdo em conjunto a maior autonomia para os discentes, como diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, foi utilizada a Etnoclimatologia baseada em ditos populares como prática decolonial na educação. Em relação aos procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento deste trabalho, houve a necessidade de duas aulas, uma expositiva do conteúdo de climatologia, com uma breve explicação sobre Etnoclimatologia e uma conversa sobre os ditos populares, e uma outra, que sucedeu a realização da atividade. Baseado nesses procedimentos, os alunos escreveram os ditos populares em um formulário elaborado através do Google Forms. Com a entrega dos formulários houve um diálogo e a elaboração de uma tabela com todos sobre os ditos populares que foram encontrados por eles. Tal atividade se mostrou importante e necessária para mostrar aos alunos que o professor não é único detentor do saber. Com isso, foi possível estabelecer uma construção do conhecimento popular ao científico, ajudando-os na compreensão dessa temática.
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