Do conhecimento ao científico

etnoclimatologia como prática decolonial no ensino de climatologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v18iEsp.2.8387

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Climatologia Escolar, Etnoclimatologia, Ditos populares

Resumo

A Climatologia assume uma elevada importância para a formação dos alunos do ensino básico, já que essa temática abrange diversas áreas, como saúde, agricultura, turismo, entre outras. Durante a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), notou-se que esta disciplina é vista como desinteressante. Buscou-se trazer a aproximação do conteúdo em conjunto a maior autonomia para os discentes, como diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  Assim, foi utilizada a Etnoclimatologia baseada em ditos populares como prática decolonial na educação.  Em relação aos procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento deste trabalho, houve a necessidade de duas aulas, uma expositiva do conteúdo de climatologia, com uma breve explicação sobre Etnoclimatologia e uma conversa sobre os ditos populares, e uma outra, que sucedeu a realização da atividade. Baseado nesses procedimentos, os alunos escreveram os ditos populares em um formulário elaborado através do Google Forms. Com a entrega dos formulários houve um diálogo e a elaboração de uma tabela com todos sobre os ditos populares que foram encontrados por eles. Tal atividade se mostrou importante e necessária para mostrar aos alunos que o professor não é único detentor do saber. Com isso, foi possível estabelecer uma construção do conhecimento popular ao científico, ajudando-os na compreensão dessa temática.

Biografia do Autor

  • Matheus Cunha Sestito, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Mestrando pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Professor da rede municipal de Uberaba/MG.

     

  • Pedro Dias Mangolini Neves, Professor da rede municipal de Uberaba/MG

    Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Professor da rede municipal de Uberaba/MG e professor-formador da Casa do Educador Professora Dedê Prais do Departamento de Formação Profissional da Secretaria da Educação de Uberaba – CAED/Departamento de Formação Profissional. Pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Formação de Professores – GPEFORM/UFTM.

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Publicado

2025-09-08

Como Citar

SESTITO, Matheus Cunha; NEVES, Pedro Dias Mangolini. Do conhecimento ao científico: etnoclimatologia como prática decolonial no ensino de climatologia. Revista Triângulo, [S. l.], v. 18, n. Esp.2, p. e025006, 2025. DOI: 10.18554/rt.v18iEsp.2.8387. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/8387. Acesso em: 6 dez. 2025.