Conceito de formação de professores e desenvolvimento profissional: suas diferentes expressões e concepções

Authors

  • Aline Tatiane Evangelista de Oliveira Uniaraxá

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2659

Keywords:

Formação. Formação Docente. Desenvolvimento Profissional Docente.

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre os temas “Formação de Professores” e “Desenvolvimento Profissional Docente (DPD)” por meio de pesquisa bibliográfica. Inicia-se com uma análise sobre os temas a partir dos autores Marcelo Garcia (1999) e Fiorentini e Crecci (2013). Aponta as ideias principais discutidas pelos autores, busca estabelecer relações entre as suas diferentes dimensões e procura discutir as inúmeras expressões que foram e ainda são usadas para representar a formação de professores. Uma pergunta chave, levantada por Fiorentini e Crecci (2013), em relação à formação de professores, instigou-nos a debruçar sobre tais temas: “O DPD é um termo-guarda-chuva ou um novo conceito?”. Observa-se que independentemente da expressão ou termo usado para nos remeter à formação do professor ou ao desenvolvimento profissional, o mais importante são mudanças relacionadas às políticas públicas que as organizam e as promovem; bem como a conscientização dos professores em relação a tal conceito. 

Author Biography

Aline Tatiane Evangelista de Oliveira, Uniaraxá

Graduada em Matemática pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá (2001), Especialista em Ensino de Matemática também pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá (2003), Especialização em Planejamento, Implantação e gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (2017), Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (2008) e Doutoranda em educação pela Universidade de Uberaba. Atualmente é professora PEB2A (Ensino Médio e Fundamental) de Matemática na Escola Estadual Lóren Rios Féres (Araxá/MG), professora de Matemática no Ensino Médio do Colégio São Domingos e professora no Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXÁ) nos cursos de Arquitetura, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Pedagogia, com experiência nos cursos de Administração,Ciências Contábeis, Engenharia Ambiental e Sanitária, Agronomia, Matemática, Educação Física, Gestão de Agronegócios, Gestão Comercial e Marketing. Com amplo conhecimento na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, Estatística, Matemática Financeira, Álgebra Linear, Cálculo e Probabilística.

 

References

ALMEIDA, Célia Maria de Castro. A problemática da formação de professores e o mestrado Em educação da Uniube. Revista profissão docente (online), Uberaba, v.1, n.1, fev. 2001, p.02-04.

ALVARADO PRADA, Luis Eduardo. Formação de Docentes em Serviço. In: ______________Formação participativa de docentes em serviço. Taubaté, SP: Cabral Editora Universitária, 1997. p. 87-103.

AZEVEDO, R.O.M. et al. Formação inicial de professores da educação básica no Brasil: trajetória e perspectivas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v.12, n.37, p.997-1026, set./dez.2012.

BRASIL.CNE. Resolução N° 2, de 1° de julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=comdocman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&categoryslug=julho-2015-pdf&Itemid=30192

DOURADO, L.F. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educ. Soc., Campinas, v.36, n°131,p.299-324,abri.-jun.,2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v36n131/1678-4626-es-36-131-00299.pdf

FIORENTINI, D.; CRECCI, V. Desenvolvimento Profissional Docente: um termo guarda-chuva ou um novo sentido à formação? Revista Brasileira sobre Formação Docente. Belo Horizonte. V.5, p. 11 a 23, jan/jul/2013. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br

GATTI, B.A. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Brasileira de formação de Professores – RBFP. Vol. 1, n.1, p.90-102, maio/2009. Disponível em: HTTPS://itp.ifsp.edu.br/ojs/index.php/RIFP/article/dowload/347/360

MARCELO Garcia, Carlos. Estrutura Conceptual da Formação de professores. In: ______ Formação de Professores: para uma mudança educativa. Lisboa: Porto Editora. 1999, p. 17-33.

______________________. Desenvolvimento Profissional dos Professores. In: ___________Formação de Professores: para uma mudança educativa. Lisboa: Porto Editora. 1999, p. 136-145.

MELLO, S.A; LUGLE, A.M.C. Formação de professores: implicações pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural. Revista Contrapontos-Eletrônica, v.14, n.2, maio/ago 2014. Disponível em: http://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/4763/pdf_31

PRADO, A.F. et al. Ser professor na contemporaneidade: desafios da profissão. Disponível em: https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol__1373923960.pdf. Acesso em: 26/03/17.

SILVA, A.L.S. Mapas conceituais no processo ensino-aprendizagem: aspectos práticos. Disponível em: http://www.infoescola.com/pedagogia/mapas-conceituais-no-processo-de-ensino-aprendizagem-aspectos-praticos/. Acesso em: 28/03/17.

VEIGA, Ilma Passos Alvarenga. Ensinar, aprender, e avaliar com mapas conceituais. In: ________(org.). Novas tramas para as técnicas de ensino e estudo. Campinas. SP: Papirus 2013.

Published

2018-08-29

How to Cite

EVANGELISTA DE OLIVEIRA, A. T. Conceito de formação de professores e desenvolvimento profissional: suas diferentes expressões e concepções. JOURNAL TRIANGLE, Uberaba - MG, v. 11, n. 2, p. 61–76, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2659. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2659. Acesso em: 22 nov. 2024.