Conceito de formação de professores e desenvolvimento profissional: suas diferentes expressões e concepções
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2659Keywords:
Formação. Formação Docente. Desenvolvimento Profissional Docente.Abstract
O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre os temas “Formação de Professores” e “Desenvolvimento Profissional Docente (DPD)” por meio de pesquisa bibliográfica. Inicia-se com uma análise sobre os temas a partir dos autores Marcelo Garcia (1999) e Fiorentini e Crecci (2013). Aponta as ideias principais discutidas pelos autores, busca estabelecer relações entre as suas diferentes dimensões e procura discutir as inúmeras expressões que foram e ainda são usadas para representar a formação de professores. Uma pergunta chave, levantada por Fiorentini e Crecci (2013), em relação à formação de professores, instigou-nos a debruçar sobre tais temas: “O DPD é um termo-guarda-chuva ou um novo conceito?”. Observa-se que independentemente da expressão ou termo usado para nos remeter à formação do professor ou ao desenvolvimento profissional, o mais importante são mudanças relacionadas às políticas públicas que as organizam e as promovem; bem como a conscientização dos professores em relação a tal conceito.
References
ALMEIDA, Célia Maria de Castro. A problemática da formação de professores e o mestrado Em educação da Uniube. Revista profissão docente (online), Uberaba, v.1, n.1, fev. 2001, p.02-04.
ALVARADO PRADA, Luis Eduardo. Formação de Docentes em Serviço. In: ______________Formação participativa de docentes em serviço. Taubaté, SP: Cabral Editora Universitária, 1997. p. 87-103.
AZEVEDO, R.O.M. et al. Formação inicial de professores da educação básica no Brasil: trajetória e perspectivas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v.12, n.37, p.997-1026, set./dez.2012.
BRASIL.CNE. Resolução N° 2, de 1° de julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=comdocman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&categoryslug=julho-2015-pdf&Itemid=30192
DOURADO, L.F. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educ. Soc., Campinas, v.36, n°131,p.299-324,abri.-jun.,2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v36n131/1678-4626-es-36-131-00299.pdf
FIORENTINI, D.; CRECCI, V. Desenvolvimento Profissional Docente: um termo guarda-chuva ou um novo sentido à formação? Revista Brasileira sobre Formação Docente. Belo Horizonte. V.5, p. 11 a 23, jan/jul/2013. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br
GATTI, B.A. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Brasileira de formação de Professores – RBFP. Vol. 1, n.1, p.90-102, maio/2009. Disponível em: HTTPS://itp.ifsp.edu.br/ojs/index.php/RIFP/article/dowload/347/360
MARCELO Garcia, Carlos. Estrutura Conceptual da Formação de professores. In: ______ Formação de Professores: para uma mudança educativa. Lisboa: Porto Editora. 1999, p. 17-33.
______________________. Desenvolvimento Profissional dos Professores. In: ___________Formação de Professores: para uma mudança educativa. Lisboa: Porto Editora. 1999, p. 136-145.
MELLO, S.A; LUGLE, A.M.C. Formação de professores: implicações pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural. Revista Contrapontos-Eletrônica, v.14, n.2, maio/ago 2014. Disponível em: http://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/4763/pdf_31
PRADO, A.F. et al. Ser professor na contemporaneidade: desafios da profissão. Disponível em: https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol__1373923960.pdf. Acesso em: 26/03/17.
SILVA, A.L.S. Mapas conceituais no processo ensino-aprendizagem: aspectos práticos. Disponível em: http://www.infoescola.com/pedagogia/mapas-conceituais-no-processo-de-ensino-aprendizagem-aspectos-praticos/. Acesso em: 28/03/17.
VEIGA, Ilma Passos Alvarenga. Ensinar, aprender, e avaliar com mapas conceituais. In: ________(org.). Novas tramas para as técnicas de ensino e estudo. Campinas. SP: Papirus 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.