Conceito de formação de professores e desenvolvimento profissional: suas diferentes expressões e concepções

Autores/as

  • Aline Tatiane Evangelista de Oliveira Uniaraxá

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2659

Palabras clave:

Formação. Formação Docente. Desenvolvimento Profissional Docente.

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre os temas “Formação de Professores” e “Desenvolvimento Profissional Docente (DPD)” por meio de pesquisa bibliográfica. Inicia-se com uma análise sobre os temas a partir dos autores Marcelo Garcia (1999) e Fiorentini e Crecci (2013). Aponta as ideias principais discutidas pelos autores, busca estabelecer relações entre as suas diferentes dimensões e procura discutir as inúmeras expressões que foram e ainda são usadas para representar a formação de professores. Uma pergunta chave, levantada por Fiorentini e Crecci (2013), em relação à formação de professores, instigou-nos a debruçar sobre tais temas: “O DPD é um termo-guarda-chuva ou um novo conceito?”. Observa-se que independentemente da expressão ou termo usado para nos remeter à formação do professor ou ao desenvolvimento profissional, o mais importante são mudanças relacionadas às políticas públicas que as organizam e as promovem; bem como a conscientização dos professores em relação a tal conceito. 

Biografía del autor/a

Aline Tatiane Evangelista de Oliveira, Uniaraxá

Graduada em Matemática pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá (2001), Especialista em Ensino de Matemática também pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá (2003), Especialização em Planejamento, Implantação e gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (2017), Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (2008) e Doutoranda em educação pela Universidade de Uberaba. Atualmente é professora PEB2A (Ensino Médio e Fundamental) de Matemática na Escola Estadual Lóren Rios Féres (Araxá/MG), professora de Matemática no Ensino Médio do Colégio São Domingos e professora no Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXÁ) nos cursos de Arquitetura, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Pedagogia, com experiência nos cursos de Administração,Ciências Contábeis, Engenharia Ambiental e Sanitária, Agronomia, Matemática, Educação Física, Gestão de Agronegócios, Gestão Comercial e Marketing. Com amplo conhecimento na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, Estatística, Matemática Financeira, Álgebra Linear, Cálculo e Probabilística.

 

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Publicado

2018-08-29

Cómo citar

EVANGELISTA DE OLIVEIRA, A. T. Conceito de formação de professores e desenvolvimento profissional: suas diferentes expressões e concepções. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 11, n. 2, p. 61–76, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2659. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2659. Acesso em: 25 nov. 2024.