Criatividade humana e inteligências múltiplas na construção da cidadania global
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v15i2.6337Keywords:
KEYWORDS: Learning, Creativity. Multiple Intelligences.Abstract
The present work brings a debate between a merely content approach in the context of the classroom and the development of creative learning and committed to its surroundings. The theme brings up reflections on an education that in Brazil becomes "servile" to capital, forgetting peculiar aspects of the students' cognitive process. This is a literature review that addresses topics such as creativity and multiple intelligences in the classroom. Thus, a reflection is made about the meaning of what is taught and how it is taught at school.
References
ANTUNES, Celso. Como transformar as informações em conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2001.
ANTUNES, Celso. Como identificar em você e em seus alunos as inteligências múltiplas. Petrópolis: Vozes, 2001.
ANTUNES, Celso. O lado direito do cérebro e sua exploração e sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2001.
ANTUNES, Celso. Como desenvolver as competências em sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2001.
ANTUNES, Celso. A criatividade na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2003.
ANTUNES, Celso. Relações interpessoais e autoestima. Petrópolis: Vozes, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de Referência para o ENEM 2019. Brasília: INEP/MEC, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf. Acesso em: 5 set. 2021.
DE BONO, Edward. Criatividade levada a sério: como gerar ideias produtivas através do pensamento lateral. São Paulo: Pioneira, 1997.
GARDNER, Howard. Estruturas da Mente: a Teoria das Inteligências Múltiplas. [Tradução de Maria Adriano Veríssimo Veronese]. Porto Alegre: Artmed, 1995.
GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas. A Teoria na Prática. [Tradução de Maria Adriano Veríssimo Veronese]. Porto Alegre: Artmed, 1995.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
LEITE, Vânia Aparecida Marques. Dimensões da Não-Aprendizagem. Curtitiba: IESDE Brasil S.A., 2008.
GÓMEZ, A. M. S.; TERÁN, N. E. Dificuldades de Aprendizagem: Detecção e estratégias de ajuda. [S.l.]: Cultural, 2009.
MORAN, J. (Org). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre : Penso, 2018.
PALFREY E GASSER. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração dos nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.
RODARI, Gianni. Gramática da fantasia. [Tradução de Antonio Negrini; direção da coleção de Fanny Abramovich]. São Paulo: Summus, 1989.
RUSSO, Rita Margarida Toler. Neuropsicopedagogia clínica: introdução, conceitos, teoria e prática. Curitiba: Juruá, 2015.
SCIESZKA, Jon. A Verdadeira História dos Três Porquinhos!/por A. Lobo, tal como foi contada a Jon Scieszka; ilustrada por Lane Smith; tradução Pedro Maia. São Paulo: Cia das Letras, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 JOURNAL TRIANGLE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.