Criatividade humana e inteligências múltiplas na construção da cidadania global

Authors

  • Carlos Eduardo Stante Gomes Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Gabriela Cristina Basso Engler-Marques Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Martha Maria Prata-Linhares Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i2.6337

Keywords:

KEYWORDS: Learning, Creativity. Multiple Intelligences.

Abstract

The present work brings a debate between a merely content approach in the context of the classroom and the development of creative learning and committed to its surroundings. The theme brings up reflections on an education that in Brazil becomes "servile" to capital, forgetting peculiar aspects of the students' cognitive process. This is a literature review that addresses topics such as creativity and multiple intelligences in the classroom. Thus, a reflection is made about the  meaning of what is taught and how it is taught at school.

Author Biographies

Carlos Eduardo Stante Gomes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Doutorando em Educação (UFTM); Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Educação (UFTM); Pós-Graduado em Psicomotricidade e Ed. Física Escolar; Licenciado em Educação Física e Pedagogia; Docente na Faculdade Pestalozzi de Franca no curso de Pedagogia e Pós-graduação em Neuropsicopedagogia (FAPESF); Psicomotricista no Instituto de Terapia Ocupacional Sensus Vitae.   

Gabriela Cristina Basso Engler-Marques, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e institucional pela Faculdade Pestalozzi de Franca (2020). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2014) e graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é professora da Fundação Educandário Pestalozzi nos ensinos fundamental e médio. Atua em pesquisa na área de formação de professores, criatividade e uso de tecnologias digitais na educação.

Martha Maria Prata-Linhares , Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFTM, orientando no mestrado e doutorado.

References

ANTUNES, Celso. Como transformar as informações em conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2001.

ANTUNES, Celso. Como identificar em você e em seus alunos as inteligências múltiplas. Petrópolis: Vozes, 2001.

ANTUNES, Celso. O lado direito do cérebro e sua exploração e sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2001.

ANTUNES, Celso. Como desenvolver as competências em sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2001.

ANTUNES, Celso. A criatividade na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2003.

ANTUNES, Celso. Relações interpessoais e autoestima. Petrópolis: Vozes, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de Referência para o ENEM 2019. Brasília: INEP/MEC, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf. Acesso em: 5 set. 2021.

DE BONO, Edward. Criatividade levada a sério: como gerar ideias produtivas através do pensamento lateral. São Paulo: Pioneira, 1997.

GARDNER, Howard. Estruturas da Mente: a Teoria das Inteligências Múltiplas. [Tradução de Maria Adriano Veríssimo Veronese]. Porto Alegre: Artmed, 1995.

GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas. A Teoria na Prática. [Tradução de Maria Adriano Veríssimo Veronese]. Porto Alegre: Artmed, 1995.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

LEITE, Vânia Aparecida Marques. Dimensões da Não-Aprendizagem. Curtitiba: IESDE Brasil S.A., 2008.

GÓMEZ, A. M. S.; TERÁN, N. E. Dificuldades de Aprendizagem: Detecção e estratégias de ajuda. [S.l.]: Cultural, 2009.

MORAN, J. (Org). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre : Penso, 2018.

PALFREY E GASSER. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração dos nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.

RODARI, Gianni. Gramática da fantasia. [Tradução de Antonio Negrini; direção da coleção de Fanny Abramovich]. São Paulo: Summus, 1989.

RUSSO, Rita Margarida Toler. Neuropsicopedagogia clínica: introdução, conceitos, teoria e prática. Curitiba: Juruá, 2015.

SCIESZKA, Jon. A Verdadeira História dos Três Porquinhos!/por A. Lobo, tal como foi contada a Jon Scieszka; ilustrada por Lane Smith; tradução Pedro Maia. São Paulo: Cia das Letras, 2005.

Published

2022-08-12

How to Cite

STANTE GOMES, C. E.; ENGLER-MARQUES, G. C. B. . .; PRATA-LINHARES , M. . M. Criatividade humana e inteligências múltiplas na construção da cidadania global. JOURNAL TRIANGLE, Uberaba - MG, v. 15, n. 2, p. 200–211, 2022. DOI: 10.18554/rt.v15i2.6337. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6337. Acesso em: 24 nov. 2024.