Envelhecimento, respeito e valorização do idoso em livros didáticos de língua portuguesa do novo Ensino Médio
uma análise discursiva
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v17i1.6790Keywords:
Envelhecimento, Idoso, DiscursoAbstract
O artigo investiga coleções didáticas de língua portuguesa do Novo Ensino Médio (NEM), com o intuito de analisar como se constituem discursos sobre o processo de envelhecimento, o respeito e a valorização do idoso. O aparato teórico ancora-se, especialmente, em Michel Foucault acerca de discurso, do enunciado e das relações de saber-poder. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo documental, de abordagem qualitativa e análise descritiva-interpretativa. O corpus é formado por duas coleções de livros didáticos da área de linguagens e suas tecnologias, aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), edição de 2021. A partir das análises, foi possível constatar que os discursos produzidos partem do âmbito individual para o social e se destinam a valorizar e promover o respeito aos idosos.
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