O abandono do “corpo” nas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) no Ensino Técnico de Nível Médio

análise das diretrizes de uma instituição federal do Rio de Janeiro

Authors

  • Rafael Guimarães Botelho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. Pós-Doutorando, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bolsista do CNPq - Brasil (Processo n. 100172/2021-0).
  • Wagner Wey Moreira Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bolsista do CNPq - Brasil (Processo n. 313102/2021-0)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6810

Keywords:

Corpo, Atividades pedagógicas não presenciais, Diretrizes curriculares, Ensino médio técnico

Abstract

The aim of this paper was to analyze the treatment accorded to the body – as a component of the educational process – in the institutional documents that established the guidelines for Non-Presential Pedagogical Activities (APNP), for Technical High School Education, in a federal institution. This is a qualitative research, with an exploratory approach. The corpus of analysis included two APNP guidelines for Technical High School Education, from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro (IFRJ). Content analysis was employed. Results: the study reveals that there was not even space/place dedicated to the issue of the body in the 34 articles that make up the two APNP guidelines for Technical High School Education, thus reinforcing that educational activities are carried out exclusively from of the student's brain. In summary, the results obtained from the analysis of the APNP guidelines, from the IFRJ, unfortunately show a reinforcement of the Cartesian paradigm in School Education: body on one side, intellect on the other!

Author Biographies

Rafael Guimarães Botelho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. Pós-Doutorando, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bolsista do CNPq - Brasil (Processo n. 100172/2021-0).

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Wagner Wey Moreira, Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bolsista do CNPq - Brasil (Processo n. 313102/2021-0)

Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bolsista do CNPq - Brasil (processo no 313102/2021-0)

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ANEXO A – CORPUS DE ANÁLISE

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior. Resolução nº 22, de 13 de outubro de 2020. Aprova as diretrizes para o desenvolvimento de atividades pedagógicas não presenciais (APNPs) no âmbito dos cursos de ensino técnico de nível médio e de formação inicial e continuada (FIC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) em decorrência de Covid-19. Rio de Janeiro: Conselho Superior, 2020. 24 p. Disponível em: https://portal.ifrj.edu.br/sites/default/files/IFRJ/ConSup/Resolucoes2020/arquivo_completo_-_resolucao_no_22.2020_-aprovar_diretrizes_para_o_desenvolvimento_de_atividades_pedagogicas_nao_presenciais_apnps_no_ambito_dos_cursos_de_ensino_tecnico_e_fic.pdf. Acesso em: out. 2022.

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Published

2023-05-26

How to Cite

GUIMARÃES BOTELHO, R.; WEY MOREIRA, W. O abandono do “corpo” nas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) no Ensino Técnico de Nível Médio: análise das diretrizes de uma instituição federal do Rio de Janeiro. JOURNAL TRIANGLE, Uberaba - MG, v. 16, n. 1, p. 44–60, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i1.6810. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6810. Acesso em: 20 may. 2024.