O abandono do “corpo” nas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) no Ensino Técnico de Nível Médio
análise das diretrizes de uma instituição federal do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6810Keywords:
Corpo, Atividades pedagógicas não presenciais, Diretrizes curriculares, Ensino médio técnicoAbstract
The aim of this paper was to analyze the treatment accorded to the body – as a component of the educational process – in the institutional documents that established the guidelines for Non-Presential Pedagogical Activities (APNP), for Technical High School Education, in a federal institution. This is a qualitative research, with an exploratory approach. The corpus of analysis included two APNP guidelines for Technical High School Education, from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro (IFRJ). Content analysis was employed. Results: the study reveals that there was not even space/place dedicated to the issue of the body in the 34 articles that make up the two APNP guidelines for Technical High School Education, thus reinforcing that educational activities are carried out exclusively from of the student's brain. In summary, the results obtained from the analysis of the APNP guidelines, from the IFRJ, unfortunately show a reinforcement of the Cartesian paradigm in School Education: body on one side, intellect on the other!
References
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOTELHO, Rafael Guimarães; OLIVEIRA, Cristina da Cruz de. Literaturas branca e cinzenta: uma revisão conceitual. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 44, n. 3, p. 501-513, set./dez. 2015. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1804/3251. Acesso em: set. 2022.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 145, n. 253, p. 1-3, 30 dez. 2008.
BRASIL. Resolução no 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 153, n. 98, p. 44-46, 24 maio 2016.
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2009. (Coleção Pensamento e Ação na Sala de Aula).
FREIRE, João Batista. Métodos de confinamento e engorda (como fazer render mais porcos, galinhas, crianças...). In: MOREIRA, Wagner Wey. (org.) Educação física & esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus, 1992. p.109-122.
FREIRE, João Batista. Prefácio. In: MOREIRA, Wagner Wey; SIMÕES, Regina; MARTINS, Ida Carneiro. Aulas de educação física no ensino médio. 2. ed. Campinas: Papirus, 2012. p. 9-12. Inclui repertório de atividades.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
GIRARD, Véronique; CHALVIN, Marie Joseph. Um corpo para compreender e aprender. São Paulo: Loyola, 2001.
GOMES, Carlos Eduardo Stante; MOREIRA, Wagner Wey. O fenômeno corpo/corporeidade na formação de alunos concluintes de licenciatura em pedagogia EAD. Revista Cocar, Belém, v. 15, n. 32, p. 1-23, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3991. Acesso em: ago. 2022.
HERNÁNDEZ SAMPIERI, Roberto; FERNÁNDEZ COLLADO, Carlos; BAPTISTA LUCIO, María del Pilar. Metodología de la investigación. 5. ed. Colombia: McGrawHill, 2010. Inclui CD-ROM.
INFORSATO, Edson do Carmo. A educação entre o controle e a libertação do corpo. In: MOREIRA, Wagner Wey (org.). Século XXI: a era do corpo ativo. Campinas: Papirus, 2006. p. 91-108.
MAGRIN, Natália Papacídero; REIS, Laudeth Alves dos; MOREIRA, Wagner Wey. A (in)visibilidade do corpo nos guias de ensino remoto: educação, tecnologia e pandemia. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 28, e40369, p. 1-13, jan./dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/40369/32472. Acesso em: ago. 2022.
#MENOS telas #mais saúde: manual de orientação. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Pediatria: 2019. 11 p. Grupo de trabalho saúde na era digital (2019-2021). Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_22246c-ManOrient_-__MenosTelas__MaisSaude.pdf. Acesso em: nov. 2022.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 5. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2018. (Biblioteca do pensamento moderno).
MOREIRA, Wagner Wey; FERNANDES, Roseane do Socorro da Silva Matos. Docência de educação física e esporte: necessidade das presenças de Edgar Morin e Maurice Merleau-Ponty nos currículos dos cursos de licenciatura. In: BERTONI, Sônia; BOTELHO, Rafael Guimarães; MOREIRA, Wagner Wey (org.). Educação física para além do cartesianismo: reflexões para professores em form(ação). Campinas: Papirus, 2022. p. 197-219.
MOREIRA, Wagner Wey; GUIMARÃES, Alexandre Magno; CAMPOS, Marcus Vinicius Simões de. Escola: presença obrigatória da corporeidade. Quaestio, Sorocaba, v. 22, n. 3, p. 657-668, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n3p657-668. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3902/3834. Acesso em: nov. 2022.
NISTA-PICCOLO, Vilma Lení; MOREIRA, Wagner Wey. Esporte para a saúde nos anos finais do ensino fundamental. Colaboração no repertório de atividades de: Raquel Stoilov Pereira, Evando Carlos Moreira e Alessandra Andrea Monteiro. São Paulo: Telos, 2012. (Coleção Educação Física Escolar).
NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. Uma fenomenologia do corpo. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010. (Coleção Contextos da Ciência).
PILOTO, Ricardo Weller. Ensino remoto: corporeidade (des)conectada na formação inicial de professores. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2021.
SANTIN, Silvino. Educação física: educar e profissionalizar. Porto Alegre: EST Ed., 1999.
SANTIN, Silvino. Educação física: uma abordagem filosófica da corporeidade. Ijuí: Liv. Unijuí, 1987. (Coleção Ensaios: política e filosofia, 2).
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. O positivismo, a fenomenologia, o marxismo. São Paulo: Atlas, 2011.
ANEXO A – CORPUS DE ANÁLISE
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior. Resolução nº 22, de 13 de outubro de 2020. Aprova as diretrizes para o desenvolvimento de atividades pedagógicas não presenciais (APNPs) no âmbito dos cursos de ensino técnico de nível médio e de formação inicial e continuada (FIC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) em decorrência de Covid-19. Rio de Janeiro: Conselho Superior, 2020. 24 p. Disponível em: https://portal.ifrj.edu.br/sites/default/files/IFRJ/ConSup/Resolucoes2020/arquivo_completo_-_resolucao_no_22.2020_-aprovar_diretrizes_para_o_desenvolvimento_de_atividades_pedagogicas_nao_presenciais_apnps_no_ambito_dos_cursos_de_ensino_tecnico_e_fic.pdf. Acesso em: out. 2022.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior. Resolução nº 35, de 07 de julho de 2021. Aprova a alteração das diretrizes para o desenvolvimento de atividades pedagógicas não presenciais (APNPs) no âmbito dos cursos de ensino técnico de nível médio e de formação inicial e continuada (FIC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) em decorrência de Covid-19. Rio de Janeiro: Conselho Superior, 2021. 27 p. Disponível em: https://portal.ifrj.edu.br/sites/default/files/IFRJ/ConSup/Resolucoes2021/arquivo_completo_-_resolucao_no_35-2021.pdf. Acesso em: out. 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 JOURNAL TRIANGLE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.