O abandono do “corpo” nas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) no Ensino Técnico de Nível Médio

análise das diretrizes de uma instituição federal do Rio de Janeiro

Autores/as

  • Rafael Guimarães Botelho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. Pós-Doutorando, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bolsista do CNPq - Brasil (Processo n. 100172/2021-0).
  • Wagner Wey Moreira Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bolsista do CNPq - Brasil (Processo n. 313102/2021-0)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6810

Palabras clave:

Corpo, Atividades pedagógicas não presenciais, Diretrizes curriculares, Ensino médio técnico

Resumen

Este artículo tuvo por objetivo analizar el tratamiento otorgado al cuerpo – como componente del proceso educativo – en los documentos institucionales que establecieron las directrices de Actividades Pedagógicas No Presenciales (APNP) para la enseñanza del Bachillerato/Formación Profesional en una institución federal. Se trata de una investigación cualitativa, con enfoque exploratorio. El corpus de análisis incluyó dos directrices de la APNP para la enseñanza del Bachillerato/Formación Profesional del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Río de Janeiro (IFRJ). Se empleó el análisis de contenido. Resultados: el estudio revela que ni siquiera hubo un espacio/lugar ofrecido al tema del cuerpo en los 34 artículos que componen las dos directrices de la APNP para la enseñanza del Bachillerato/Formación Profesional, reforzando, consecuentemente, la idea de que las actividades educativas se realizan, exclusivamente, desde el cerebro del estudiante. En síntesis, los resultados obtenidos por medio del análisis de las directrices de la APNP, del IFRJ, lamentablemente, refuerzan el paradigma cartesiano de la Educación Escolar: ¡cuerpo por un lado, intelecto por el otro! 

Biografía del autor/a

Rafael Guimarães Botelho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. Pós-Doutorando, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bolsista do CNPq - Brasil (Processo n. 100172/2021-0).

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Wagner Wey Moreira, Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bolsista do CNPq - Brasil (Processo n. 313102/2021-0)

Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bolsista do CNPq - Brasil (processo no 313102/2021-0)

Citas

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOTELHO, Rafael Guimarães; OLIVEIRA, Cristina da Cruz de. Literaturas branca e cinzenta: uma revisão conceitual. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 44, n. 3, p. 501-513, set./dez. 2015. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1804/3251. Acesso em: set. 2022.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 145, n. 253, p. 1-3, 30 dez. 2008.

BRASIL. Resolução no 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 153, n. 98, p. 44-46, 24 maio 2016.

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2009. (Coleção Pensamento e Ação na Sala de Aula).

FREIRE, João Batista. Métodos de confinamento e engorda (como fazer render mais porcos, galinhas, crianças...). In: MOREIRA, Wagner Wey. (org.) Educação física & esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus, 1992. p.109-122.

FREIRE, João Batista. Prefácio. In: MOREIRA, Wagner Wey; SIMÕES, Regina; MARTINS, Ida Carneiro. Aulas de educação física no ensino médio. 2. ed. Campinas: Papirus, 2012. p. 9-12. Inclui repertório de atividades.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

GIRARD, Véronique; CHALVIN, Marie Joseph. Um corpo para compreender e aprender. São Paulo: Loyola, 2001.

GOMES, Carlos Eduardo Stante; MOREIRA, Wagner Wey. O fenômeno corpo/corporeidade na formação de alunos concluintes de licenciatura em pedagogia EAD. Revista Cocar, Belém, v. 15, n. 32, p. 1-23, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3991. Acesso em: ago. 2022.

HERNÁNDEZ SAMPIERI, Roberto; FERNÁNDEZ COLLADO, Carlos; BAPTISTA LUCIO, María del Pilar. Metodología de la investigación. 5. ed. Colombia: McGrawHill, 2010. Inclui CD-ROM.

INFORSATO, Edson do Carmo. A educação entre o controle e a libertação do corpo. In: MOREIRA, Wagner Wey (org.). Século XXI: a era do corpo ativo. Campinas: Papirus, 2006. p. 91-108.

MAGRIN, Natália Papacídero; REIS, Laudeth Alves dos; MOREIRA, Wagner Wey. A (in)visibilidade do corpo nos guias de ensino remoto: educação, tecnologia e pandemia. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 28, e40369, p. 1-13, jan./dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/40369/32472. Acesso em: ago. 2022.

#MENOS telas #mais saúde: manual de orientação. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Pediatria: 2019. 11 p. Grupo de trabalho saúde na era digital (2019-2021). Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_22246c-ManOrient_-__MenosTelas__MaisSaude.pdf. Acesso em: nov. 2022.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 5. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2018. (Biblioteca do pensamento moderno).

MOREIRA, Wagner Wey; FERNANDES, Roseane do Socorro da Silva Matos. Docência de educação física e esporte: necessidade das presenças de Edgar Morin e Maurice Merleau-Ponty nos currículos dos cursos de licenciatura. In: BERTONI, Sônia; BOTELHO, Rafael Guimarães; MOREIRA, Wagner Wey (org.). Educação física para além do cartesianismo: reflexões para professores em form(ação). Campinas: Papirus, 2022. p. 197-219.

MOREIRA, Wagner Wey; GUIMARÃES, Alexandre Magno; CAMPOS, Marcus Vinicius Simões de. Escola: presença obrigatória da corporeidade. Quaestio, Sorocaba, v. 22, n. 3, p. 657-668, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n3p657-668. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3902/3834. Acesso em: nov. 2022.

NISTA-PICCOLO, Vilma Lení; MOREIRA, Wagner Wey. Esporte para a saúde nos anos finais do ensino fundamental. Colaboração no repertório de atividades de: Raquel Stoilov Pereira, Evando Carlos Moreira e Alessandra Andrea Monteiro. São Paulo: Telos, 2012. (Coleção Educação Física Escolar).

NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. Uma fenomenologia do corpo. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010. (Coleção Contextos da Ciência).

PILOTO, Ricardo Weller. Ensino remoto: corporeidade (des)conectada na formação inicial de professores. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2021.

SANTIN, Silvino. Educação física: educar e profissionalizar. Porto Alegre: EST Ed., 1999.

SANTIN, Silvino. Educação física: uma abordagem filosófica da corporeidade. Ijuí: Liv. Unijuí, 1987. (Coleção Ensaios: política e filosofia, 2).

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. O positivismo, a fenomenologia, o marxismo. São Paulo: Atlas, 2011.

ANEXO A – CORPUS DE ANÁLISE

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior. Resolução nº 22, de 13 de outubro de 2020. Aprova as diretrizes para o desenvolvimento de atividades pedagógicas não presenciais (APNPs) no âmbito dos cursos de ensino técnico de nível médio e de formação inicial e continuada (FIC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) em decorrência de Covid-19. Rio de Janeiro: Conselho Superior, 2020. 24 p. Disponível em: https://portal.ifrj.edu.br/sites/default/files/IFRJ/ConSup/Resolucoes2020/arquivo_completo_-_resolucao_no_22.2020_-aprovar_diretrizes_para_o_desenvolvimento_de_atividades_pedagogicas_nao_presenciais_apnps_no_ambito_dos_cursos_de_ensino_tecnico_e_fic.pdf. Acesso em: out. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior. Resolução nº 35, de 07 de julho de 2021. Aprova a alteração das diretrizes para o desenvolvimento de atividades pedagógicas não presenciais (APNPs) no âmbito dos cursos de ensino técnico de nível médio e de formação inicial e continuada (FIC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) em decorrência de Covid-19. Rio de Janeiro: Conselho Superior, 2021. 27 p. Disponível em: https://portal.ifrj.edu.br/sites/default/files/IFRJ/ConSup/Resolucoes2021/arquivo_completo_-_resolucao_no_35-2021.pdf. Acesso em: out. 2022.

Publicado

2023-05-26

Cómo citar

GUIMARÃES BOTELHO, R.; WEY MOREIRA, W. O abandono do “corpo” nas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) no Ensino Técnico de Nível Médio: análise das diretrizes de uma instituição federal do Rio de Janeiro. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 16, n. 1, p. 44–60, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i1.6810. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6810. Acesso em: 20 may. 2024.