As geografias em Torto Arado e as aproximações com a formação de professoras e professores
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v17i1.7388Keywords:
Literatura Brasileira, Educação Geográfica, Formação de Professoras e ProfessoresAbstract
The book “Torto Arado” by Itamar Vieira Júnior, published in 2019, is the object of study of this research, as well as the training of geography teachers and the use of different languages ??in geographic education. The research aimed to investigate the geographies present in the book, and encourage the application of Law 10.639/2003 due to the presence of Afro-Brazilian cultural aspects in the novel. We approached authors such as Djamila Ribeiro and Sueli Carneiro to reflect on the potential of "racial literacy" in geographic education, and the discussion about the concept of place in Y-Fu Tuan. With this aim, a pedagogical workshop was organized, carried out and analyzed with students from the Geography Course at UUUU. In the workshop we used excerpts from the novel, images from Itamar Vieira Junior's doctoral thesis, and from the artist Linoca Souza, as well as engraving production techniques in order to mobilize "geographical imaginations" in the light of Doreen Massey's thoughts. With this research, we sought to highlight the production of black writers and artists and introduce Afro-Brazilian culture in the training of educators within universities with consequences for teaching in schools, enhancing other perspectives for geographic education in this meeting with literature and
References
BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm#:~:text=L10639&text=LEI%20No%2010.639%2C%20DE%209%20DE%20JANEIRO%20DE%202003.&text=Altera%20a%20Lei%20no,%22%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: 01 out. 2023.
CALLAI, C. Helena. Geografia ensinada: os desafios de uma educação geográfica. In: MORAIS, E. M. B. de; MORAES, L. B de. Formação de professores: conteúdos e metodologias no ensino de Geografia. Goiânia: NEPEG, 2010.
CARNEIRO, Sueli. Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil. 1. ed. São Paulo: Selo Negro, 2011.
CASTELLAR, Sônia Maria. Educação Geográfica: formação e didática. In: MORAIS, E. M. B. de; MORAES, L. B de. Formação de professores: conteúdos e metodologias no ensino de Geografia. Goiânia: NEPEG, 2010.
CAVALCANTI, Lana de Souza. O lugar como espacialidade na formação do professor de Geografia: breves considerações sobre práticas curriculares. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 1, n. 2, p. 1-18, dez. 2011. Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/39 . Acesso em: 01 out. 2023.
DAL PONT, Karina. Rousseng. Embaralhar imagens. A colagem como exercício na educação geográfica. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 133-150, 2018a. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/1237 3. Acesso em: 22 out. 2023.
________________. A (im) possibilidade do mapa. 2018. 216 f. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018b. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189033 . Acesso em: 20 jun. 2023.
GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2002.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
LIMA, Solange Teresinha de. Geografia e literatura: alguns pontos sobre a percepção da paisagem. Revista GEOSUL, Florianópolis, v. 15, n. 30, p. 7-33, jul./dez. 2000. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/14190 . Acesso em: 01 out. 2023.
MARCONI, Maria de A.; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARROZZINI, Giovanni. Nouvelle semence. 2010. 1 álbum, 21 fotografias, p&b. Disponível em: http://www.marrozzini.com/photo-portfolio/nouvelle-semence . Acesso em: 08 out. 2023.
MASSEY, Doreen. A mente geográfica. GEOgraphia, Niterói, v. 19, n. 40, p. 36-40, mai./ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13798 . Acesso em: 14 out. 2023.
OLANDA, Diva Aparecida.; ALMEIDA, Maria Geralda de. A geografia e a literatura: uma reflexão. Revista GEOSUL, Florianópolis, v. 23, n. 46, p. 7-32, jul./dez. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/2177-5230.2008v23n46p7 . Acesso em: 20 jun. 2023.
OLIVEIRA, Yara Maria Castro de; BRINDEIRO, Francisco O. da Silva. As leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e o ensino de geografia: desafios na formação e prática do professor. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., Fortaleza. Anais eletrônicos... Campina Grande: Realize, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59233 . Acesso em: 01 out. 2023.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de Professores: saberes da docência e identidade do professor. Nuances: estudos sobre educação, Presidente Prudente, v. 3, p. 5-14, set. 1997. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/50. Acesso em: 20 jun. 2023.
RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ROLNIK, Sueli. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.
SANTOS, Agatha. da Rosa. dos et al. Literatura e Geografia: uma proposta a partir de Torto Arado. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, 8., 2021, On-line; SEMINÁRIO DO PIBID, 7., On-line; SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 2., On-line. Anais eletrônicos... Campina Grande: Editora Realize, 2021. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/84817 . Acesso em: 20 jun. 2023.
SCHLINDWEIN, Luciane. Maria. Pesquisa na formação continuada dos professores: possibilidades para uma educação estética. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 12, n. 37, p. 823-841, set./dez. 2012. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189124308012 . Acesso em: 22 out. 2023.
TUAN, Y-Fu. Lugar: uma perspectiva experiencial. Geograficidade, Niterói, v. 8, n. 1, p. 4-15, 2018. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/27150. Acesso em: 01 out. 2023.
VIEIRA, Elaine.; VOLQUIND, Lea. Oficinas de ensino: O quê? Por quê? Como? 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.
VIEIRA JUNIOR, Itamar. Torto Arado. 1. ed. São Paulo: Todavia, 2019.
________________. Trabalhar é tá na luta: Vida, morada e movimento entre o povo da Iuna, Chapada Diamantina. 2017. 293 f. Tese (Doutorado). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6228834. Acesso em: 01 out. 2023
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 JOURNAL TRIANGLE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.