IDEIAS DOCENTES E RESISTÊNCIA ÀS REFORMAS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1866Resumen
A presente pesquisa se dedicou a apresentar as ideias sobre educação dos(as) docentes do ensino fundamental II. Concentrando-se em explicitar como variam as ideias sobre educação nas quais se baseia a prática profissional docente, segundo um conjunto de características (idade, tempo de serviço, situação funcional, gênero e condições de trabalho). Como procedimento metodológico, foi realizado o estudo de caso em duas escolas estaduais (centro e periferia) paulistas e abordando-se doze docentes em cada uma. Empregou-se o instrumental teórico-conceitual e metodológico de investigação construído por Maurice Tardif e colaboradores, assim como o de Bernard Lahire. Verificou-se que as ideias docentes estão fundadas no modelo de escola clássica humanista de base científica em que o magistério foi formado e que o professorado resiste às práticas contrárias a esse modelo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.