Políticas públicas de inclusão educacional - igualdade e diferença: valores indissociáveis?
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2740Resumen
Políticas públicas no âmbito educacional têm sido implementadas para que a escola se torne inclusiva. Esforços têm sido investidos para que os discentes tenham suas diferenças consideradas nos processos de ensino-aprendizagem. Este artigo objetiva conhecer as políticas públicas de inclusão educacional e refletir sobre as questões da igualdade e da diferença, pois essas são relevantes para a (re) constituição de um trabalho comprometido com a educação inclusiva no âmbito escolar. Diante da diversidade, a escola precisa desenvolver um trabalho educativo com ações de cunho realmente inclusivo. O respeito à diferença implica dar voz e vez a cada um em sua singularidade, para estabelecer relações de igualdade. A escola tem um papel importante para quebrar as questões do preconceito e possibilitar melhores relações sociais.
PALAVRAS-CHAVE: Políticas públicas. Inclusão. Diversidade.
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