O dialogismo: sequencialidade, posicionamento, pluralidade e historicidade na análise da prática educativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v13i2.4906

Palabras clave:

Dialogismo. Interação. Educação.

Resumen

Partindo das ideias seminais de Bakhtin e Volochinov, neste artigo descrevemos a construção de uma postura dialógica para pesquisar práticas educativas, como também a possibilidade de criar um modelo pedagógico que privilegie quatro aspectos chave que fazem parte do dialogismo: sequencialidade, posicionamento, pluralidade e historicidade. Sequencialidade: o significado é produto da negociação sequencial do que projeta cada turno de fala em interação. Posicionamento: toda participação social constrói uma posição própria e em relação com a dos demais participantes de uma conversa. Pluralidade: o diálogo envolve reconhecer outras lógicas, outras vozes. Historicidade: o currículo escolar invoca uma história de desenvolvimento de uma conversa disciplinar. Para cada caso, explicamos, com exemplos, a maneira pela qual os conceitos descritos são utilizados para pesquisa e análise das práticas educativas. Finalmente, argumentamos que é necessário considerar estes quatro aspectos na construção de qualquer modelo pedagógico que invoque o dialogismo como fundamento epistemológico de sua proposta.

 

Biografía del autor/a

Janaína Aguiar Mendes Galvão, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professora Adjunto de língua espanhola da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Coordenadora do Nucli/UFTM, pelo Programa Idiomas sem Fronteiras. Coordenadora do Departamento de Línguas Estrangeiras. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua em projetos sobre ensino de língua espanhola e formação de professores.

Citas

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. 4 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução M. E. G. G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BAKHTIN, M. (VOLOCHÍNOV, V. N.). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: HUCITEC, 1999.

BERNSTEIN, B. Vertical and horizontal discourse: an essay. British Journal of Education, v. 20, n. 2, p. 157-173, 1999.

CARLINO, P. Escribir, leer y aprender en la universidad: una introducción a la alfabetización académica. México: Fondo de Cultura Económica, 2005.

CARLINO, P. Alfabetización académica: un cambio necesario, algunas alternativas posibles. Educere, 6(20), 409–420, 2003.

COLLINS, A. & HALVERSON, R. Rethinking education in the age of technology: The digital revolution and the schools. Nueva York: Teachers College Press, 2006.

DAVIES, B. & HARRÉ, R. Positioning: The discursive production of selves. Journal for the Theory of Social Behaviour, 20(1), 43–63, 1990.

DI PIETRO, S. El concepto de socialización y la antinomia individuo/sociedad en Durkheim. Revista Argentina de Sociología, (003), 95–117, 2004.

DOISE, W. & MUGNY, G. The social development of the intellect. Oxford: Pergamon Press, 1984.

DURANTI, A. & GOODWIN, C. Rethinking context: Language as an interactive phenomenon. Cambridge University Press, 1992.

ENGESTRÖM, Y. Learning, working, and imagining. Jyvaskylassa: Orienta-Konsultit, 1990.

ENGESTRÖM, Y., MIETTINEN, R. & PUNAMAKI, R. Perspectives on activity theory. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

FERNÁNDEZ-CÁRDENAS, J. El habla en interacción y la calidad educativa. Los retos de la construcción de conocimiento disciplinar en ambientes mediados por tecnología digital. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 18(56), 223–248, 2013.

FERNÁNDEZ-CÁRDENAS, J. The situated aspect of creativity in communicative events: How do children design web pages together? Thinking Skills and Creativity, 3(3), 203–216, 2008.

FERNÁNDEZ-CÁRDENAS, J. y PIÑA-GÓMEZ, L. El oficio del escritor académico: un portal para promover el uso de la lengua escrita como práctica social. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 19(60), 187–212, 2014.

FERNÁNDEZ-CÁRDENAS, J. y SILVEYRA-DE LA GARZA, M. Disciplinary knowledge and gesturing in communicative events: a comparative study between lessons using interactive whiteboards and traditional whiteboards in Mexican schools. Technology, Pedagogy and Education, 19(2), 173–193, 2010.

Publicado

2020-08-31

Cómo citar

GALVÃO, J. A. M. O dialogismo: sequencialidade, posicionamento, pluralidade e historicidade na análise da prática educativa. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 13, n. 2, p. 147–173, 2020. DOI: 10.18554/rt.v13i2.4906. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/4906. Acesso em: 3 jul. 2024.