O dialogismo: sequencialidade, posicionamento, pluralidade e historicidade na análise da prática educativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v13i2.4906

Palabras clave:

Dialogismo. Interação. Educação.

Resumen

Partindo das ideias seminais de Bakhtin e Volochinov, neste artigo descrevemos a construção de uma postura dialógica para pesquisar práticas educativas, como também a possibilidade de criar um modelo pedagógico que privilegie quatro aspectos chave que fazem parte do dialogismo: sequencialidade, posicionamento, pluralidade e historicidade. Sequencialidade: o significado é produto da negociação sequencial do que projeta cada turno de fala em interação. Posicionamento: toda participação social constrói uma posição própria e em relação com a dos demais participantes de uma conversa. Pluralidade: o diálogo envolve reconhecer outras lógicas, outras vozes. Historicidade: o currículo escolar invoca uma história de desenvolvimento de uma conversa disciplinar. Para cada caso, explicamos, com exemplos, a maneira pela qual os conceitos descritos são utilizados para pesquisa e análise das práticas educativas. Finalmente, argumentamos que é necessário considerar estes quatro aspectos na construção de qualquer modelo pedagógico que invoque o dialogismo como fundamento epistemológico de sua proposta.

 

Biografía del autor/a

Janaína Aguiar Mendes Galvão, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professora Adjunto de língua espanhola da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Coordenadora do Nucli/UFTM, pelo Programa Idiomas sem Fronteiras. Coordenadora do Departamento de Línguas Estrangeiras. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua em projetos sobre ensino de língua espanhola e formação de professores.

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Publicado

2020-08-31

Cómo citar

GALVÃO, J. A. M. O dialogismo: sequencialidade, posicionamento, pluralidade e historicidade na análise da prática educativa. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 13, n. 2, p. 147–173, 2020. DOI: 10.18554/rt.v13i2.4906. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/4906. Acesso em: 27 dic. 2024.