O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE JANUÁRIA (MG)

Autores/as

  • Josué Antunes de Macêdo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) http://orcid.org/0000-0001-7737-7509

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i2.5231

Palabras clave:

Educação Inclusiva. Educação Matemática. Deficiência Visual. Materiais Manipulativos.

Resumen

O presente trabalho aborda os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi analisar a situação do atendimento aos alunos deficientes visuais, quanto ao ensino de matemática, nas escolas públicas de Januária (MG). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que foram realizadas visitas às escolas, no qual foi possível identificar seis professores de matemática das séries finais do ensino fundamental e/ou ensino médio que atuam diretamente com alunos que possuem deficiência visual. Com o intuito de analisar algumas características relacionadas aos professores de matemática das escolas estaduais e da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Januária, aplicou-se questionários estruturados para cinco dos seis professores e para um servidor da SRE de Januária, formando assim, uma amostra com seis sujeitos. Foi possível analisar a concepção dos professores de matemática e do servidor da SRE quanto ao tema educação inclusiva. Como resultados obtidos, verificou-se que todos os professores pesquisados não possuem curso de formação continuada na área de ensino de matemática para deficiente visual, concluindo assim que o ensino dessa disciplina para deficientes visuais não é realizado de forma eficiente, uma vez que os docentes afirmam não se sentirem preparados para lidar com tal situação.

Biografía del autor/a

Josué Antunes de Macêdo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Brasil.

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Publicado

2021-09-20

Cómo citar

MACÊDO, J. A. de. O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE JANUÁRIA (MG). REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 14, n. 2, p. 133–149, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i2.5231. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5231. Acesso em: 3 jul. 2024.