IMPLICAÇÕES NEUROPSICOPEDAGÓGICAS NA COMPREENSÃO CLÍNICA DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v14i2.5435Palabras clave:
Neuropsicopedagogia. TDAH. Estratégias de intervenção.Resumen
A Neuropsicopedagogia surge do entrelaçamento entre as Neurociências, a Psicologia Cognitiva e a Educação, e por ser uma ciência relativamente nova, faz-se importante compreendê-la melhor. Tal ciência tem por objetivo principal o estudo entre a relação do sistema nervoso e a aprendizagem humana, prezando por uma integração biopsicossocial. O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é hoje um dos acometimentos que mais atingem crianças/adolescentes e adultos no mundo, sendo a principal causa de encaminhamento ao neuropediatra. Pode ser definido como padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade mais frequente e em graus maiores ao observado em indivíduos com nível equivalente de desenvolvimento. Este trabalho tem por objetivo compreender de que maneira a neuropsicopedagogia clínica pode auxiliar na compreensão e possível intervenção no TDAH. Metodologicamente, adotou-se a pesquisa exploratória, através de levantamento bibliográfico e documental. Conclui-se assim que a neuropsicopedagogia clínica, através da aplicação de instrumentos próprios, planejamento e intervenção neuropsicopedagógica, poderia contribuir de forma significativa na melhoria dos sintomas de tal transtorno, ressoando em uma também melhora da qualidade de vida do indivíduo. Fica ainda, evidente, que mais pesquisas na área neuropsicopedagógica clínica precisam ser realizadas, já que, em sua maioria, são atreladas intervenções/estratégias de viés neuropsicológico no TDAH.
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