Pressupostos freirianos e abordagens curriculares na educação em Ciências e Biologia na EJA

as relações presentes na produção acadêmica brasileira (2000-2019)

Autores/as

  • Renato Antônio Ribeiro Universidade Federal de Goiás Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM – UFG) http://orcid.org/0000-0002-5770-7846
  • Simone Sendin Moreira Guimarães Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Rones de Deus Paranhos Instituto de Ciências Biológicas - Dpto. Educação em Ciências - Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i3.5705

Palabras clave:

Pressupostos freirianos, Currículo, Ensino de Ciências/Biologia na EJA.

Resumen

Na perspectiva de marginalização da constituição histórica da modalidade, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem se engendrando como um fecundo campo de pesquisa na área educacional nas últimas décadas. Este artigo apresenta um estudo de revisão que objetiva realizar o levantamento de dissertações e teses desenvolvidas entre 2000 e 2019 para analisar de que forma estas produções utilizam as ideias freirianas no desenvolvimento das pesquisas que tenham como objeto o currículo de Ciências/Biologia na EJA. As produções analisadas trazem indícios do uso da epistemologia freiriana nas pesquisas que envolvem o currículo da EJA, inclusive o de Ciências/Biologia para a modalidade. Destacam-se nas produções pressupostos freirianos como o diálogo, os temas geradores e o saber de experiência feito. Todavia, é preciso considerar suas formas de apropriação a fim de não contribuir para o reprodutivismo teórico de Freire nas produções acadêmicas.

Biografía del autor/a

Renato Antônio Ribeiro, Universidade Federal de Goiás Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM – UFG)

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (UFG-2018); Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (UEG-2014); Especialização em Tecnologias aplicadas ao ensino de Biologia (UFG-2011); Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura (UEG-2005); Professor atuante na Educação de Jovens e Adultos no ensino de Ciências (Ensino Fundamental) e Biologia (Ensino Médio) pela SEDUCE-GO e em Instituições de Ensino Superior com disciplinas de Formação de Professores; Integrante do Grupo de Pesquisa Colligat: (re)pensando a formação de professores de Ciências e Biologia e do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos.

Simone Sendin Moreira Guimarães, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutora em Educação Escolar - Formação de Professores pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP (Campus Araraquara) (2010), Mestre em Educação - Ensino de Ciências pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2003), Especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de São Paulo - USP (São Carlos) (2001) e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (1998). Atualmente é professora Associada I do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG). É coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (2019/2021) e professora do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da UFG. Coordena o Grupos de Pesquisa Colligat - (re)pensando a formação de professores de ciências na natureza. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Filosofia da Ciência/Biologia; Ensino de Ciências e Biologia; Educação de Jovens e Adultos.

 

Rones de Deus Paranhos, Instituto de Ciências Biológicas - Dpto. Educação em Ciências - Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília - Faculdade de Educação (2017). É Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2009) e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí (2004). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM - UFG). Professor da Universidade Federal de Goiás (Departamento de Educação em Ciências - Instituto de Ciências Biológicas). É Vice-Diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB-UFG). É membro fundador do Grupo de Estudos e Pesquisas Colligat - repesando a formação de professores ciências e biologia; membro do grupo de Estudos e Pesquisas TRABEDUC (Trabalho Docente e Educação Escolar); Coordenador da Rede de Pesquisa em Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos (REPEC-EJA).

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Publicado

2021-12-27

Cómo citar

RIBEIRO, R. A.; MOREIRA GUIMARÃES, S. S.; PARANHOS, R. de D. Pressupostos freirianos e abordagens curriculares na educação em Ciências e Biologia na EJA : as relações presentes na produção acadêmica brasileira (2000-2019). REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 14, n. 3, p. 142–163, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i3.5705. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5705. Acesso em: 22 dic. 2024.