A aplicação do exercício domiciliar em Universidades Federais

Autores

  • Nilda Rosa Nunes Martins Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Ariana de Campos Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i1.5968

Palavras-chave:

Afastamento doença. Inclusão. Gestão da informação.

Resumo

O Exercício Domiciliar (ED) aplicado no ensino superior ocorre no período de licença por motivo de saúde ou licença-maternidade, tendo o aluno o direito à compensação de frequência às aulas por meio de atividades domiciliares, conforme legislação. Para conhecimento de como é praticado o ED dentro das universidades federais, foi realizado levantamento sobre o funcionamento do Exercício Domiciliar por meio de aplicação de um questionário via site do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) e, especificamente dentro da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), por meio de questionário do Google Forms, instituição em que todo esse processo é tramitado por meio de formulário impresso. Na análise dos dados, foi observado que em nenhuma universidade consultada existe um processo todo informatizado para o ED em sistema unificado. Esse estudo objetiva demonstrar as fragilidades e morosidade por gerir o processo de modo tradicional e a importância de gerir todo o processo em formato digital, promovendo a eficiência e a melhoria na gestão e efetividade do direito garantido ao estudante, por meio de um processo informatizado.

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Publicado

2022-04-19

Como Citar

MARTINS, N. R. N.; CAMPOS, A. de. A aplicação do exercício domiciliar em Universidades Federais. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 15, n. 1, p. 59–76, 2022. DOI: 10.18554/rt.v15i1.5968. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5968. Acesso em: 20 abr. 2024.