Análise discursiva de produções de alunos do ensino fundamental

Autores/as

  • Iris Procopio Dias Santana UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i3.6003

Palabras clave:

Análise discursiva. Leitura. Escrita. Autoria.

Resumen

O objetivo deste artigo é realizar a análise discursiva das produções de alunos do ensino fundamental para compreender como interpretam os textos que lhes são dados a ler, buscar se há ou não práticas de leitura e escrita regulares em suas produções e finalizar com uma reflexão sobre como os alunos compreendem as práticas de leitura e escrita na escola. As produções aqui analisadas compõem os resultados de minha pesquisa de mestrado para o Profletras da UFTM, foram coletadas durante uma proposta de leitura associada à exploração de múltiplas linguagens que pretendia promover a leitura e a movimentação dos alunos para a escrita. A base teórica para a escrita deste artigo está composta por Possenti (2002), Bakhtin (2003), Geraldi (1997) e Foucault (1988). Após a conclusão das análises foi possível concluir que houve diálogo e movimento dos alunos que leram, interpretaram, posicionaram e deixaram indícios sobre sua constituição subjetiva com indícios autorais.

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Publicado

2023-03-23

Cómo citar

PROCOPIO DIAS SANTANA, I. Análise discursiva de produções de alunos do ensino fundamental. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 15, n. 3, p. 22–36, 2023. DOI: 10.18554/rt.v15i3.6003. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6003. Acesso em: 22 dic. 2024.