Criatividade humana e inteligências múltiplas na construção da cidadania global

Autores/as

  • Carlos Eduardo Stante Gomes Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Gabriela Cristina Basso Engler-Marques Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Martha Maria Prata-Linhares Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i2.6337

Palabras clave:

PALABRAS CLAVE: Aprendizaje. Creatividad. Inteligencias Múltiples.

Resumen

 El presente trabajo plantea un debate entre un enfoque meramente de contenido en el contexto del aula y el desarrollo de un aprendizaje creativo y ciudadano. El tema trae reflexiones sobre una educación que en Brasil se vuelve "servil" al capital, olvidando aspectos peculiares del proceso cognitivo de los alumnos. Esta es una revisión bibliográfica que aborda temas como la creatividad y las inteligencias múltiples en el aula. Así, se hace una reflexión sobre el verdadero significado de lo que se enseña y cómo se enseña en la escuela.

Biografía del autor/a

Carlos Eduardo Stante Gomes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Doutorando em Educação (UFTM); Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Educação (UFTM); Pós-Graduado em Psicomotricidade e Ed. Física Escolar; Licenciado em Educação Física e Pedagogia; Docente na Faculdade Pestalozzi de Franca no curso de Pedagogia e Pós-graduação em Neuropsicopedagogia (FAPESF); Psicomotricista no Instituto de Terapia Ocupacional Sensus Vitae.   

Gabriela Cristina Basso Engler-Marques, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e institucional pela Faculdade Pestalozzi de Franca (2020). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2014) e graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é professora da Fundação Educandário Pestalozzi nos ensinos fundamental e médio. Atua em pesquisa na área de formação de professores, criatividade e uso de tecnologias digitais na educação.

Martha Maria Prata-Linhares , Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFTM, orientando no mestrado e doutorado.

Citas

ANTUNES, Celso. Como transformar as informações em conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2001.

ANTUNES, Celso. Como identificar em você e em seus alunos as inteligências múltiplas. Petrópolis: Vozes, 2001.

ANTUNES, Celso. O lado direito do cérebro e sua exploração e sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2001.

ANTUNES, Celso. Como desenvolver as competências em sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2001.

ANTUNES, Celso. A criatividade na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2003.

ANTUNES, Celso. Relações interpessoais e autoestima. Petrópolis: Vozes, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de Referência para o ENEM 2019. Brasília: INEP/MEC, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf. Acesso em: 5 set. 2021.

DE BONO, Edward. Criatividade levada a sério: como gerar ideias produtivas através do pensamento lateral. São Paulo: Pioneira, 1997.

GARDNER, Howard. Estruturas da Mente: a Teoria das Inteligências Múltiplas. [Tradução de Maria Adriano Veríssimo Veronese]. Porto Alegre: Artmed, 1995.

GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas. A Teoria na Prática. [Tradução de Maria Adriano Veríssimo Veronese]. Porto Alegre: Artmed, 1995.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

LEITE, Vânia Aparecida Marques. Dimensões da Não-Aprendizagem. Curtitiba: IESDE Brasil S.A., 2008.

GÓMEZ, A. M. S.; TERÁN, N. E. Dificuldades de Aprendizagem: Detecção e estratégias de ajuda. [S.l.]: Cultural, 2009.

MORAN, J. (Org). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre : Penso, 2018.

PALFREY E GASSER. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração dos nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.

RODARI, Gianni. Gramática da fantasia. [Tradução de Antonio Negrini; direção da coleção de Fanny Abramovich]. São Paulo: Summus, 1989.

RUSSO, Rita Margarida Toler. Neuropsicopedagogia clínica: introdução, conceitos, teoria e prática. Curitiba: Juruá, 2015.

SCIESZKA, Jon. A Verdadeira História dos Três Porquinhos!/por A. Lobo, tal como foi contada a Jon Scieszka; ilustrada por Lane Smith; tradução Pedro Maia. São Paulo: Cia das Letras, 2005.

Publicado

2022-08-12

Cómo citar

STANTE GOMES, C. E.; ENGLER-MARQUES, G. C. B. . .; PRATA-LINHARES , M. . M. Criatividade humana e inteligências múltiplas na construção da cidadania global. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 15, n. 2, p. 200–211, 2022. DOI: 10.18554/rt.v15i2.6337. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6337. Acesso em: 24 nov. 2024.