Perspectivas para o ensino de história no Ensino Médio das escolas Waldorf

Autores

  • Henrique Costa Garcia Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Jonas Bach Junior UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i2.6334

Palavras-chave:

Perspectiva docente. Pedagogia Waldorf. Rudolf Steiner. Ensino de história. Práticas de ensino.

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma análise documental, de perspectiva fenomenológica, sobre as propostas pedagógicas para o ensino de história no ensino médio das escolas Waldorf presentes nos periódicos da Federação das Escolas Waldorf do Brasil. Nosso objetivo foi compreender a perspectiva desses docentes, autores dos periódicos, para o ensino de história no ensino médio. Como resultado da pesquisa destacou-se para nós sintomas de práticas saudáveis, quando pensado pelo viés da construção da liberdade e autonomia do(a) estudante, que geram um estranhamento e outros caminhos possíveis para o ensino de história escolar tradicional, conteudista, instrucional e voltado para o vestibular. 

Biografia do Autor

Henrique Costa Garcia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Mestre em Educação (UFTM). Bacharel e licenciado em História (Unesp-Franca). Professor no Centro Paula Souza.

Jonas Bach Junior, UFTM

Pós-doutorado em Educação (Unicamp). Doutorado em Educação (UFPR / Alanus Hochschule). Mestrado em Educação (UFPR). Professor adjunto da UFTM. Bacharel em comunicação social e licenciado em Filosofia.

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Publicado

2022-08-12

Como Citar

GARCIA, H. C.; BACH JUNIOR, J. Perspectivas para o ensino de história no Ensino Médio das escolas Waldorf. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 15, n. 2, p. 212–224, 2022. DOI: 10.18554/rt.v15i2.6334. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6334. Acesso em: 24 nov. 2024.