A experimentação audiovisual como modo de capturar corporeidades

Autores

  • Juliana Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ivaine Maria Tonini
  • Raphaela de Toledo Desiderio

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v17i1.7353

Palavras-chave:

Geografia da Educação, Experimentação audiovisual, Docência na pandemia.

Resumo

Ao compreender experimentação audiovisual como uma expressão artística em que se aposta em testar técnicas, formas e modos na condução de um processo fílmico, capturamos corporeidades produzidas pela vivência da docência em Geografia durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) que se estabeleceu pela pandemia da Covid-19. Tendo como direção metodológica a cartografia de Deleuze e Guattari na investigação dos caminhos da criação, identificamos marcadores dos descolamentos do fazer docente durante o contexto pandêmico e examinamos linhas de composições. Dado que as possibilidades de fazer experiências do cinema com o viés de quem pensa e faz educação tem suas potencialidades, exploramos territórios, unimos pistas e aproximamos fronteiras. Inspiradas em modos de cine-geografar capturamos, a partir de linhas de fuga, nuances do cotidiano de uma professora de Geografia, em seu corpo-múltiplo em experenciação com novas formas de se docenciar que emergiram durante a pandemia.

Biografia do Autor

Juliana Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Concluiu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Geografia, na linha de Ensino de Geografia, da mesma Universidade. Pesquisa na área do Ensino em Geografia, com ênfase em Estudos Culturais, mídias e múltiplas linguagens na prática pedagógica em Geografia. Atualmente é doutoranda na linha de ensino em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), cursa uma Especialização em Educação Socioambiental pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UEGRS) no polo de Tapes (RS) e atua em projetos de pesquisa sobre múltiplas linguagens no ensino de Geografia e projetos ligados ao Audiovisual nas escolas.

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Publicado

2024-05-01

Como Citar

CARVALHO, J.; TONINI, I. M.; DE TOLEDO DESIDERIO , R. . A experimentação audiovisual como modo de capturar corporeidades. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 17, n. 1, p. 241–260, 2024. DOI: 10.18554/rt.v17i1.7353. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7353. Acesso em: 3 jul. 2024.