Memórias fossilizadas em meio ao despertar de emoções no museu dos dinossauros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v18iEsp.2.8307

Palavras-chave:

Educação em espaços não formais, Emoções, Museu de Ciências

Resumo

O cenário educacional brasileiro é repleto de transformações vividas por seus estudantes em diferentes momentos de sua formação. Ao considerar os diversos espaços de formação, é imperativo compreender as perspectivas emocionais experienciadas durante seu processo formativo. Para isso, é preciso compreender que esses processos ocorrem em todo e qualquer ambiente. Sejam eles em ambientes de educação formal ou de educação não formal, como é o caso de museus, centros de ciências, zoológicos, parques, entre outros espaços. A presente pesquisa investigou visitas escolares mediadas ao Museu dos Dinossauros (MD) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Em um recorte de pesquisa qualitativa, analisamos nesse texto a visita de duas participantes, estudantes do ensino fundamental II de uma escola pública de Uberaba-MG, que se dispuseram a participar da pesquisa voluntariamente. O intuito foi identificar e discutir aspectos emocionais manifestados pelo público escolar durante a visita, a fim de compreender a contribuição desse espaço como meio de popularização dos conhecimentos científicos. Em âmbito metodológico, adotamos entrevistas semiestruturadas com os participantes antes e após a visitação; observação e registros da visita; gravação em áudio e vídeo utilizando uma câmera GoPro; uso de um oxímetro de pulso para levantamento de manifestações fisiológicas e, por fim, o método de lembrança estimulada para melhor compreensão das respostas emocionais despertadas nas interações dos participantes com as exposições. Os dados foram analisados a partir de referenciais que discutem a temática emoções e museus de ciências. Destacamos entre os achados da pesquisa, em convergência com a literatura, que o MD tem grande potencial para propiciar a manifestação de emoções no público visitante, em particular: surpresa, contentamento e ansiedade, sendo um ponto a ser atentado na formação dos mediadores. Ademais, foi possível perceber também que o espaço pode contribuir com a alfabetização científica dos visitantes, uma vez que o MD proporciona ao público vivenciar e discutir temas relevantes das ciências com os mediadores e construírem suas opiniões de forma ativa, com maior embasamento e contestação.

Biografia do Autor

  • Camila Luqueis Rolim, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Discente do curso de Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Possui grande interesse na educação como ferramenta capaz de desabrochar potências, ministrando aulas de Língua Portuguesa, Redação e Matemática há mais de oito anos a estudantes em situação de vulnerabilidade social de forma voluntária. Além disso, atuou na área de Vice Presidência na Innovare, Consultoria Júnior em Psicologia da UFTM, para melhor desenvolvimento da carreira profissional e das futuras empresas de atuação. Atualmente é membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/242984), liderado pelo Professor Doutor Pedro Donizete Colombo Junior. Concluiu o primeiro projeto de Iniciação Científica, pela FAPEMIG, com ação em áreas de Educação, Educação Não Formal e espaços extraescolares, com a temática "Museus de Ciências e Emoções: respostas emocionais do público visitantes frente as exposições" com o intuito de promover a divulgação de conhecimento de qualidade ao maior número de indivíduos de Uberaba e região. No presente momento, está executando dois projetos de Iniciação Científica: "Vivências de estudantes no processo de formação para o acolhimento em clínica psicológica: um estudo fenomenológico existencial", liderado pela Profa. Dra. Karin Aparecida Casarini e "Violência entre pares e estratégias de enfrentamento: caracterização e influências do contexto escolar" liderado pela Profa. Dra. Paloma Pegolo de Albuquerque. 

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Publicado

2025-09-08

Como Citar

ROLIM, Camila Luqueis; FOLADOR, Heloisa Faria; COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete. Memórias fossilizadas em meio ao despertar de emoções no museu dos dinossauros. Revista Triângulo, [S. l.], v. 18, n. Esp.2, p. e024009, 2025. DOI: 10.18554/rt.v18iEsp.2.8307. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/8307. Acesso em: 6 dez. 2025.