Pesquisas sobre formação continuada do professor-formador e núcleos de significação como metodologia de análise (2003-2024)
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v18iEsp.2.8334Palavras-chave:
Desenvolvimento profissional docente, Estado do conhecimento, Teoria Histórico-CulturalResumo
O presente artigo possui suas raízes em indagações e reflexões sobre a formação do professor que tem a função contribuir com a formação de outros professores e o campo científico da formação e desenvolvimento profissional como espaço de marcações sociais, culturais, políticas e econômicas. Tomou-se como objeto de estudo a formação do professor-formador, em estreita relação com a metodologia de análise de dados intitulada núcleos de significação. Para tanto, delineou-se uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, objetivando mapear as teses e dissertações relacionadas à formação do professor-formador, tendo como metodologia de análise os núcleos de significação. O percurso metodológico foi delineado considerando o levantamento bibliográfico inerente ao estado do conhecimento. Elegeu-se a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD como base de dados para acesso às teses e dissertações e estabeleceu-se o recorte temporal de 2003 a 2024, a partir do ano da primeira produção científica encontrada. O estudo aponta para a complexidade da formação continuada dos professores-formadores e a importância de pesquisas que considerem os significados em movimento que são produzidos pelos sujeitos em seus fazeres/saberes formativos.
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