ATENÇÃO À SAÚDE DO RECÉM-NASCIDO E DA CRIANÇA INDÍGENA: PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO

Autores

  • João Paulo Assunção Borges Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Medicina Universidade Federal de Uberlândia
  • Sarah Mendes de Oliveira Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia.

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v5i2.1426

Resumo

Objetivos: Identificar as ações de Atenção à Saúde do recém-nascido (RN) e criança indígena, apontando práticas de cuidado em interface com a atuação do enfermeiro. Método: Trata-se de Revisão Integrativa, composta por artigos obtidos nas bases de dados científicos, utilizando-se os descritores: recém-nascido; criança; indígena; enfermagem. Os artigos foram organizados por meio de formulário para coleta de dados. Resultados: Foram encontrados 09 artigos publicados entre 2006-2013. A primeira categoria abordou fatores associados a déficits nutricionais, como Baixo Peso (BP) para idade, déficits estaturais e BP ao nascer. A segunda categoria retratou cuidados com diarreia e infecções. A terceira categoria apresentou a compreensão popular e da enfermagem sobre morte de crianças indígenas. A quarta categoria identificou práticas de cuidado com RN indígena. Conclusão: O enfermeiro deve conhecer e compreender os aspectos do processo de cuidado dos RN e crianças indígenas, aprimorando suas estratégias de atuação frente a este grupo.

Biografia do Autor

João Paulo Assunção Borges, Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Medicina Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Medicina - FAMED da Universidade Federal de Uberlândia -UFU.Especialista em Atenção à Saúde da Criança pela FAMED/UFU.Mestre em Ciências da Saúde de pela FAMED/UFU. Doutorando em Atenção À Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Enfermeiro assistencial do Hospital de Clínicas da UFU.

Sarah Mendes de Oliveira, Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia.

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2016-12-29

Edição

Seção

Revisão