PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO, CARACTERÍSTICAS DO SONO E SINAIS DE BURNOUT: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v12i1.5731

Resumo

Objetivo: identificar estudos que avaliaram alterações do sono e Burnout em professores de ensino médio. Método: revisão integrativa, com busca de artigos nos idiomas português, inglês e espanhol, publicados nas bases de dados National Library of Medicine (PubMed), na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scopus, Web of Science e EBSCOHOST. Resultados: analisou-se um total de 45 estudos, onde foram selecionados três artigos que avaliaram sono e Burnout para o grupo de docentes. Constatou-se, o uso de três instrumentos distintos para avaliação de variáveis relacionadas ao sono e Burnout. Conclusão: obtiveram-se poucos resultados nesta revisão que apresentaram contribuições de diferentes instrumentos para a avaliação do sono e Burnout em professores de ensino médio. Verificou-se que esgotamento, fadiga, carga de trabalho, comprometimento excessivo, podem ser fontes geradoras de alterações de sono e presença de Burnout na profissão de docente, justificando a implementação de programas que promovam a promoção da saúde dessa classe.

Biografia do Autor

Carolina Pasquini Praxedes Salvi, Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP

Fisioterapeuta, Mestra (doutoranda). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPG- Enf) da Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp.

Bruno Fernando Moneta Moraes, Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP.

Enfermeiro, Mestre (doutorando). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPG- Enf) da Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp.

Larissa Dela Libera Miranda, Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP.

Enfermeira, Mestranda. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPG- Enf) da Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp.

Sandra Soares Mendes, Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP.

Enfermeira, Doutora. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPG- Enf) da Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp.

Ademir Salvi Júnior, Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal/Unipinhal.

Farmacêutico, Doutor. Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal/Unipinhal.

Milva Figueiredo De Martino, Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP.

Enfermeira, Doutora. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPG- Enf) da Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp.

Referências

Musa NA, Moy FM, Wong LP. Prevalence and factors associated with poor sleep quality among secondary school teachers in a developing country. Ind. health.2018;208(56):407–418. doi: 10.2486/indhealth.2018-0052

Ministério da Educação (BR). Censo Escolar 2017: Notas Estatísticas. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [Internet]. 2018. [acesso 2019 jul 25]. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2018/notas_estatisticas_Censo_Escolar_2017.pdf

Bisserra MP. Voz e Trabalho: estudo dos condicionantes das mudanças a partir do discurso de docentes. Saúde Soc [Internet]. 2014 [acesso 2019 ago 16]:23(3):966-978. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/88580/91467

Organization for Economic Co-operation and Development (OECD). Education at a glance 2017: OECD indicators. [acesso 2019 ago 16]. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/eag-2017-en.pdf?expires=1565970333&id=id&accname=guest&checksum=EBD419C27A7D241F842CF9017AB5621F

Teixeira LN et al. As possíveis alterações no estilo de vida e saúde de professores. R. Enferm. Cent. O. Min.2015;5(2):1669-1683. doi: http://dx.doi.org/10.19175/recom.v0i0.876

Cruz RM, Lemos JC, Welter MM, Guisso L. Saúde docente, condições e carga de trabalho. REID. [Internet]. 2010 [acesso 2019 ago 16];147-160. Disponível em: https://docplayer.com.br/5693997-Saude-docente-condicoes-e-carga-de-trabalho-roberto-moraes-cruz-1-jadir-camargo-lemos-marisete-m-welter-luciane-guisso.html

Fontana RT, Pinheiro DA. Condições de saúde autoreferidas de professores de uma universidade regional. Rev Gaúch Enferm. [Internet]. 2010 [acesso 2019 ago 16];31(2):270-6. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/12510/10235.

Gasparini SM, Barreto SM, Assunção AA. O professor, as condições de trabalho e os efeitos sobre sua saúde. Educ Pesqui. [Internet]. 2005 [acesso 2019 ago 16];31(2):189-99. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n2/a03v31n2.pdf

Reis EJFB, Araújo TM, Carvalho FM, Barbalho L, Silva MO. Docência e exaustão emocional. Educ Soc. [Internet]. 2006 [acesso 2019 ago 16];27(94):229-53. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a12v27n94.pdf

Thoits PA. Mechanisms linking social ties and support to physical and mental health. J Health Soc Behav 2011;52:145–61. doi: 10.1177/0022146510395592

Ligabue R. Prevalência de alterações de sono e estresse em docentes do ensino superior de uma instituição de ensino privada de porto alegre/RS [dissertação]. Canoas: Centro Universitário La Salle: 2017. Disponível em: http://dspace.unilasalle.edu.br/handle/11690/710

Briançon-marjollet, A et al. The impact of sleep disorders on glucose metabolism: endocrine and molecular mechanisms. Diabetol. metab. syndr.[Internet].2015. [acesso 2019 ago 16];7(1):25. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4381534//

Frota GB, Teodósio ASS. Profissão docente, profissão decente?: estratégias de professores frente ao sofrimento no trabalho em um ambiente de inovação pedagógica. Anais XXXVI Encontro EnANPAD; Rio de Janeiro. 2012.36 [acesso 2019 ago 16] Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2012_GPR2020.pdf

Pomiecinski JA de S, Pomiecinski CM. Gestão escolar: uma reflexão sobre a saúde emocional do professor - entre o stress e a síndrome de Burnout. Colóquio Internacional de Educação, [Internet].2014;2(1):217-230. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5188/3160

Santos CMC, Pimenta CAM, Nobre MRC. A estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e busca de evidências. Rev Latino-Am Enfermagem. 2007;15(3). doi: https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enf. 2008;17(4):758-64. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018

Whittemore R, Knafl K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs. 2005; 52(5):546–53. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x

Mourad O, Hossam H, Zbys F, Ahmed E. Rayyan - a web and mobile app for systematic reviews. Systematic Reviews. 2016;5:210. doi: 10.1186/s13643-016-0384-4

Dave DJ, McClure LA, Rojas SR, De Lavalette O, Lee DJ. Impact of Mindfulness Training on the Well-Being of Educators. J Altern Complement Med. 2020;26(7):645-651. doi: 10.1089/acm.2019.0451

Abós Á, Sevil-Serrano J, Haerens L, Aelterman N, García-González L. Towards a more refined understanding of the interplay between burnout and engagement among secondary school teachers : a person-centered perspective. Learning and individual differences. 2019;72:69–79. https://doi.org/10.1016/j.lindif.2019.04.008

Huyghebaert T, Gillet N, Beltou N, Tellier F, Fouquereau E. Effects of workload on teachers' functioning:A moderated mediation model including sleeping problems and overcommitment. Stress health. 2018;34:601–611. doi: https://doi.org/10.1002/smi.2820

Publicado

2023-04-05

Edição

Seção

Revisão Integrativa