EDUCAÇÃO PERMANENTE MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v12i2.6732

Resumo

RESUMO

Objetivo: Esta pesquisa propõe diretrizes para a Educação Permanente em Saúde na Atenção Básica com o uso de tecnologias digitais. As diretrizes têm como foco todos os profissionais de saúde envolvidos com a atenção primária em um conjunto de ações destinadas a atualizar e a capacitar o profissional para sua prática de trabalho. todo: Para validação, desenvolveu-se uma formação permanente em uma unidade básica de saúde, envolvendo 11 profissionais. A pesquisa orienta-se a partir do método qualitativo, descritivo, com procedimento de pesquisa participante/participante. A coleta das informações foi realizada através de um questionário de pré-capacitação e uma entrevista semiestruturada pós-capacitação. Resultados: Os resultados, analisados seguindo a análise de conteúdo Bardin, demonstraram a viabilidade da aplicação das diretrizes nas unidades da Atenção Primária em Saúde a partir da mediação tecnológica. Conclusão: Como conclusão validou-se as diretrizes propostas e sua aplicação na educação permanente de qualidade para os profissionais de saúde da atenção primária.

Descritores: Educação continuada; Tecnologia digital; Atenção primária à saúde.

Biografia do Autor

Debora Nice Ferrari Barbosa, Universidade Feevale

Pesquisadora no PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. Mestre e doutora em Ciência da Computação pela UFRGS. Bolsista de Produtividade DT 1D CNPq

Luana Daniela de Souza Rockenback , Universidade Feevale

Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Enfermeira pela Universidade Feevale.

Marta Bez, Universidade Feevale

Pesquisadora no PPG em Industria Criativa da Universidade Feevale. Dra. em Informática na Educação

Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

Artigos Originais