O Conhecimento dos professores do ensino infantil e fundamental sobre primeiros socorros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v15i1.7147

Resumo

Objetivo: descrever o conhecimento dos professores do ensino infantil e fundamental sobre primeiros socorros. Método: estudo qualitativo, transversal e descritivo, realizado com 12 professores que atuam em quatros escolas municipais. As informações foram coletadas em setembro de 2019, através de instrumento semiestruturado e interpretadas por meio da análise de conteúdo. Resultados: emergiram as seguintes categorias: os principais incidentes relacionados a primeiros socorros vivenciados na escola e o conhecimento dos professores sobre primeiros socorros e condutas frente aos principais incidentes que poderão ser vivenciados. Conclusão: foi evidenciado que a maioria dos professores não possui conhecimento adequado sobre como proceder diante de uma situação de emergência no ambiente escolar. Com isso, sugere-se a ampliação da educação em saúde, por meio de cursos, capacitações, palestras e oficinas para contribuir com esta lacuna de conhecimento qualificando a atuação dos professores diante destes incidentes.

Descritores: Professores escolares; Primeiros socorros; Criança; Educação em saúde

Biografia do Autor

  • Marlon Pereira de Oliveira, Universidade Católica de Pelotas. Pelotas/RS. Brasil

    Enfermeiro graduado pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel

    Mestre em Saúde no Ciclo Vital pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel

    Especialista em Unidade de Terapia Intensiva e Emergência Adulto pela Faculdade de Ciências da Saúde do Hospital Moinhos de Vento - FACSMV

  • Elisa Cardozo Pereira, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, RS. Brasil

    Enfermeira graduada pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel

  • Marília Gabriela Garcia Sais, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, RS. Brasil

    Enfermeira graduada pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel

  • Samanta Bastos Maagh, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, RS. Brasil

    Enfermeira formada pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel

    Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas - UCPel

    Mestre em Ciências pelo PPGEnf da Universidade Federal de Pelotas - UFPel

    Especialista em Saúde Pública com Ênfase em Emergência pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel

     

  • Isabel Cristina de Oliveira Arrieira, Universidade Católica de Pelotas. Pelotas/RS. Brasil

    Graduação em Bacharelado e Licenciatura em
    Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre em Enfermagem (UFPel).
    Doutora em Enfermagem (UFPel). Coordenadora do Programa Escuta Ativa e Práticas
    Integrativas e Complementares em Saúde (PEA-PICS). Vice Presidente do Instituto Cuidativo.
    Docente do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

  • Ana Cristina Beitia Kraemer Moraes, Universidade Católica de Pelotas. Pelotas/RS. Brasil

    Graduação em Medicina pela Universidade Federal de
    Pelotas (UFPel). Mestrado em Saúde e Comportamento pela Universidade Católica de Pelotas
    (UCPel). Doutorado em Odontologia (UFPel)

  • Fabricio da Cunha Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre/RS. Brasil

    Graduação em Enfermagem pela Universidade Católica de Pelotas
    (UCPel). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
    Especialização em Enfermagem Obstétrica pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de
    Belo Horizonte – Minas Gerais/MG.

  • Gabriel Stander Ferreira, Universidade Católica de Pelotas. Pelotas/RS. Brasil

    Graduação em Enfermagem pela Universidade Católica de Pelotas
    (UCPel).

Publicado

2025-04-22

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O Conhecimento dos professores do ensino infantil e fundamental sobre primeiros socorros. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 15, n. 1, 2025. DOI: 10.18554/reas.v15i1.7147. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/7147. Acesso em: 17 maio. 2025.