O Conhecimento dos professores do ensino infantil e fundamental sobre primeiros socorros
DOI:
https://doi.org/10.18554/reas.v15i1.7147Resumo
Objetivo: descrever o conhecimento dos professores do ensino infantil e fundamental sobre primeiros socorros. Método: estudo qualitativo, transversal e descritivo, realizado com 12 professores que atuam em quatros escolas municipais. As informações foram coletadas em setembro de 2019, através de instrumento semiestruturado e interpretadas por meio da análise de conteúdo. Resultados: emergiram as seguintes categorias: os principais incidentes relacionados a primeiros socorros vivenciados na escola e o conhecimento dos professores sobre primeiros socorros e condutas frente aos principais incidentes que poderão ser vivenciados. Conclusão: foi evidenciado que a maioria dos professores não possui conhecimento adequado sobre como proceder diante de uma situação de emergência no ambiente escolar. Com isso, sugere-se a ampliação da educação em saúde, por meio de cursos, capacitações, palestras e oficinas para contribuir com esta lacuna de conhecimento qualificando a atuação dos professores diante destes incidentes.
Descritores: Professores escolares; Primeiros socorros; Criança; Educação em saúde
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