Sintomas de ansiedade e depressão entre estudantes de saúde no contexto do ensino remoto de emergência
DOI:
https://doi.org/10.18554/reas.v15i1.8360Resumo
RESUMO
Objetivo: Analisar a prevalência de sintomas ansiosos e depressivos entre estudantes de saúde no contexto do ensino remoto emergencial. Método: Estudo transversal, observacional e descritivo por meio de questionário virtual entre novembro de 2021 e junho de 2022. Participaram 105 estudantes. O questionário cobria variáveis sociodemográficas e psicossociais e instrumentos validados para avaliar transtornos de ansiedade e depressão. Resultados: Os resultados mostraram uma prevalência de 62,8% de sintomas ansiosos e 40,9% de sintomas depressivos. Há uma correlação entre variáveis como tipo de curso, aspectos do ensino remoto (por exemplo, qualidade do acesso à internet), ter um diagnóstico prévio de transtorno mental e relatar mudanças psicológicas durante a pandemia, com significância p < 0,05. Conclusão: A prevalência é ligeiramente superior aos padrões propostos pela literatura, e os testes estatísticos indicam que não há um único fator associado aos sintomas positivos de ansiedade e depressão, mas sim uma pluralidade de fatores.
Descritores: Ansiedade; Depressão; Estudantes de Ciências da Saúde; SARS-CoV-2.
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