Sintomas de ansiedade e depressão entre estudantes de saúde no contexto do ensino remoto de emergência

Autores

  • Lígia Fernanda de Araújo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró/RN, Brasil.
  • Rodrigo Jácob Moreira de Freitas Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró/RN, Brasil.
  • Ana Paula Nunes de Lima Fernandes Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança. Mossoró/RN, Brasil.
  • Janieiry Lima de Araújo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pau dos Ferros/RN, Brasil.
  • Ellany Gurgel Cosme do Nascimento Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró/RN, Brasil.
  • Sibele Lima da Costa Dantas Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança. Mossoró/RN, Brasil.
  • Lídia Stéfanie Dantas Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v15i1.8360

Resumo

RESUMO

Objetivo: Analisar a prevalência de sintomas ansiosos e depressivos entre estudantes de saúde no contexto do ensino remoto emergencial. Método: Estudo transversal, observacional e descritivo por meio de questionário virtual entre novembro de 2021 e junho de 2022. Participaram 105 estudantes. O questionário cobria variáveis sociodemográficas e psicossociais e instrumentos validados para avaliar transtornos de ansiedade e depressão. Resultados: Os resultados mostraram uma prevalência de 62,8% de sintomas ansiosos e 40,9% de sintomas depressivos. Há uma correlação entre variáveis como tipo de curso, aspectos do ensino remoto (por exemplo, qualidade do acesso à internet), ter um diagnóstico prévio de transtorno mental e relatar mudanças psicológicas durante a pandemia, com significância p < 0,05. Conclusão: A prevalência é ligeiramente superior aos padrões propostos pela literatura, e os testes estatísticos indicam que não há um único fator associado aos sintomas positivos de ansiedade e depressão, mas sim uma pluralidade de fatores.

Descritores: Ansiedade; Depressão; Estudantes de Ciências da Saúde; SARS-CoV-2.

Biografia do Autor

  • Lígia Fernanda de Araújo , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró/RN, Brasil.

    .

  • Rodrigo Jácob Moreira de Freitas , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró/RN, Brasil.

    .

  • Ana Paula Nunes de Lima Fernandes , Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança. Mossoró/RN, Brasil.

    .

  • Janieiry Lima de Araújo , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pau dos Ferros/RN, Brasil.

    .

  • Ellany Gurgel Cosme do Nascimento , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró/RN, Brasil.

    .

  • Sibele Lima da Costa Dantas , Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança. Mossoró/RN, Brasil.

    .

  • Lídia Stéfanie Dantas Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    .

Publicado

2025-09-23

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Sintomas de ansiedade e depressão entre estudantes de saúde no contexto do ensino remoto de emergência. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 15, n. 1, 2025. DOI: 10.18554/reas.v15i1.8360. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/8360. Acesso em: 5 dez. 2025.