Simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem em feridas na formação de enfermeiros: revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/8vhg2g74

Resumo

Objetivou-se analisar a contribuição da simulação realística no processo de ensino-aprendizagem sobre feridas na formação acadêmica dos (as) enfermeiros (as). Trata-se de uma revisão sistemática, baseada na estratégia Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis. A coleta de dados ocorreu na Biblioteca virtual de saúde nas bases: LILACS, IBECS, Cochrane Library, Science Direct, CINAHL, PUBMED, SCOPUS, apoio nos elementos PICOT. Utilizou-se os DeCS “Ferimentos e Lesões”; “Treinamento por Simulação”; “Ensino-aprendizagem”; “Estudantes de Enfermagem" e palavras adicionais, como “enfermeiros” e “profissionais de enfermagem em formação''. Resultou em 928 estudos, após triagem foram elegidos 05, compilados no PRISMA. Após análise foi evidenciado baixo risco de viés, ademais os estudos revelaram a contribuição positiva e eficaz da estratégia de simulação realística na aprendizagem de enfermeiros e acadêmicos de enfermagem sobre feridas.

Biografia do Autor

  • Úrsula Hérica dos Santos Moura, Universidade Regional do Cariri

     Enfermeira; mestre em enfermagem, estomoterapeuta. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5449130481745999 

  • Gyllyandeson de Araújo Delmondes, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

    Doutor em Química Biológica, Professor Adjunto do Colegiado de Enfermagem, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Petrolina, Pernambuco, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4563703156580601

  • José Lucas de Souza, Faculdade de Medicina (FMJ), Juazeiro do Norte-Ceará

    Graduando em Enfermagem pela Faculdade de Medicina (FMJ), Juazeiro do Norte-Ceará. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5495702953609765

  • Gislaine da Silva Rocha, Universidade Regional do Cariri

    Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri. Lattes: https://lattes.cnpq.br/5310725335920555

  • Sarah Emanuelle Matias Penha , Universidade Regional do Cariri

    Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri. Lattes: https://lattes.cnpq.br/0249920065378593

  • Maria Luiza Peixoto Brito , Universidade Regional do Cariri

    Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6946101326974435

  • Gerliane Filgueira Leite, Universidade Regional do Cariri- URCA

    Graduanda em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri- URCA. Lattes: https://lattes.cnpq.br/5323593951888382

  • Luis Rafael Leite Sampaio, Universidade Regional do Cariri

    Enfermeiro. Doutor em Farmacologia. Docente Adjunto da Universidade Regional do Cariri - URCA. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9043584660254167

  • Woneska Rodrigues Pinheiro, Universidade Regional do Cariri

    Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e do Programa de Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA).  Lattes: http://lattes.cnpq.br/3649126005716761

Downloads

Publicado

2025-11-23

Edição

Seção

Revisão Sistemática

Como Citar

Simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem em feridas na formação de enfermeiros: revisão sistemática. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 15, n. 1, 2025. DOI: 10.18554/8vhg2g74. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/7954. Acesso em: 5 dez. 2025.