Aprendizagem baseada em projetos e ensino por investigação como alternativas para o ensino de Ciências
visão dos discentes de uma disciplina pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6789Keywords:
Ciências, Ensino, Metodologia ativaAbstract
In the degree, as a modality of higher education focused on teaching, the student must acquire knowledge that is essential for their training. Among these are Project-Based Learning (PBL) and Teaching by Investigation. This study aimed to analyze the knowledge of undergraduate students in Biological Sciences at a brazilian public university, about the topic PBL and Teaching by Investigation in Science teaching for the elementary school. With a quali-quantitative approach, this study is characterized as an opinion poll, with students from the university being the focus of the study. We found that most students have knowledge about the importance of working with PBL and Research Teaching in Basic Education schools and higher education institutions. However, they understand that they need to know and learn more about the themes, especially with regard to the approach to subjects related to Biological Sciences.
References
BARCELOS, N. N. S., JACOBUCCI, G. B.; JACOBUCCI, D. F. C. Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da feira de ciências ''Vida em Sociedade'' se concretiza. Ciência & Educação, 16 (1), 215 -233, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132010000100013.
BRASIL. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diz respeito sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília: Conselho Nacional de Saúde, 2012.
BRASIL. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Diz respeito sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana, na forma definida nesta Resolução. Brasília: Conselho Nacional de Saúde, 2016.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOGDAN, R. I.; BIKLEN, E. Investigação qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2010.
BRESSIANI, T. S. C.; OLIVEIRA, M. L.; RAINHA, K. P.; SANTANA, I. L.; BARROS, J. R. P. M.; LELIS, M. F. F.; MOURA, P. R. G. Aprendizagem Baseada em Projetos na disciplina tratamento de resíduos e meio ambiente: um estudo de caso. Revista Virtual de Química, 12 (2), 356-367, 2020. DOI: https://doi.org/10.21577/1984-6835.20200028.
BRITO, B. W. C.; BRITO, L. T. S.; SALES, E. S. Ensino por investigação: uma abordagem didática no ensino de ciências e biologia. Revista Vivências em Ensino de Ciências, 2 (1) , 54-60, 2018.
DOSEA, G. S.; ROSÁRIO, R. W. S.; SILVA, E. A.; FIRMINO, L. R.; OLIVEIRA, A. M. S. Métodos ativos de aprendizagem no ensino online: a opinião de universitários durante a pandemia de covid-19. Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 137–148, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v10n1p137-148. https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9074.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
GONÇALVES, A.; GOMES, F. Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): uma possibilidade de formação no curso de Licenciatura em Química. Revista Insignare Scientia, 5 (2), 4-20, 2022.
HERNANDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
MASCARELO, N. L.; SIMIONI, S.; ALBIERO, T. Z. Práticas pedagógicas inovadoras: aprendizagem baseada em projetos e ensino híbrido. Revista Triângulo. Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). v. 14 n.1 Jan. / Abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v14i1.5384.
MARRIEL, N. B.; LADEIRA, L. C. M.; ARAÚJO, R. S.; SILVA, J.; MARTINS, A. L. P.; TAVARES, M. G. O lúdico no ensino de biologia celular: possibilidades no ensino superior. Revista ELO - Diálogos em Extensão, [S. l.], v. 10, 2021. DOI: 10.21284/elo.v10i.12290. https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/12290.
NEHRING, C. M.; SILVA, C. C.; TRINDADE, J. A. O.; PIETROCOLA, M.; LEITE, R. C. M.; PINHEIRO, T. F. As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de ciências através de projetos. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 2(1), 88-105, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172000020107.
NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no Ensino de Ciências e Biologia. InFor, v. 2, n. 1, p. 355-381, 2017. DOI: https://ojs.ead.unesp.br/index.php/nead/article/view/infor2120167.
OLIVEIRA, D. P.; FERNANDES, B. S.; PEREIRA, D. S.; RAMOS, M. R.; GAGLIONI, E. Ensino-aprendizagem de embriologia na visão de estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira. Revista Insignare Scientia, 5 (3), 212-225, 2022.
SILVA, L. E., & SILVA, L. M. O Ensino de Ciências na perspectiva da Metodologia de Aprendizagem por Projetos em Curso de Licenciatura. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 9 (2), 237-249, 2016. DOI: https://doi.org/10.3895/rbect.v9n2.1915.
SILVA, A. R.; GAGLIONI, E.; CARMO, E. J.; OLIVEIRA, D. P. Recursos didáticos usados na disciplina de biologia no período remoto durante a pandemia da COVID-19. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer – Jandaia-GO, 19 (40), 109-123, 2022. DOI: https://doi.org/10.18677/EnciBio_2022B29.
SCHNEIDER, E. M.; FUJII, R. A. X.; CORAZZA, M. J. Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 569–584, 2017. DOI: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/157.
SEDANO, L.; CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências por Investigação: Oportunidades de Interação Social e sua Importância para a Construção da Autonomia Moral. Alexandria. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. Florianópolois, v. 10, a.1, p. 199-220, maio, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10,5007/1982-5153.2017v10n1p199.
WEBER, A. F.; PÉRSIGO, P. M. Pesquisa de opinião pública: princípios e exercícios. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 JOURNAL TRIANGLE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.